Publicado em 27 de março de 2022
Comemorado no dia 27 de Março, a celebração tem o objetivo de promover e homenagear os profissionais do tablado e das artes cênicas
O Teatro De Paris foi inaugurado em 27 de março de 1961, marcando a comemoração do Dia Mundial do Teatro. A data foi escolhida para homenagear, prestigiar e manter viva a memória dos profissionais do teatro. No entanto, as artes cênicas não se restringem a Europa e a um teatro “tradicional”, segundo o professor de Teatro Dênis Camargo. “ Como nós somos sul americanos e estamos em um país que foi colonizado, atualmente temos refletido sobre esse eurocentrismo e a valorização da arte de uma Europa que estava no poder na época; mas sempre temos que lembrar que o teatro nasce dos grandes rituais dessas comunidades que ainda não eram tão “evoluídas”.
É fato que as artes cênicas já ultrapassaram e muito esse caráter “clássico” de uma sala de teatro tal como o próprio Teatro de Paris e o nosso patrimônio brasiliense, o Teatro Nacional. Segundo Dênis, a arte da comunicação é a arte da presença. “Sempre falamos que o teatro tendo o artista e o espectador, já existe ali um ato cênico teatral, e isso é o mais importante de tudo, muito mais do que ter um teatro nos moldes do teatro nacional, por exemplo.”
As artes cênicas e o IESB
Fundado em 2013, o curso de artes cênicas do IESB se posiciona como um fomentador cultural e formador de profissionais altamente qualificados na área. Todo fim de semestre é apresentada uma peça, dentro do projeto IESB em Cena. As apresentações incluem todas as disciplinas do curso: dança, corpo, interpretação. São apresentadas dentro um verdadeiro festival. “Nas peças apresentadas pelo curso, os alunos são responsáveis por toda a montagem do espetáculo, desde a direção até a cenografia, montagem e figurino. Ainda em 2013, o primeiro espetáculo do IESB em cena aconteceu. Batizado carinhosamente de “Calabouço Número 9”, lembra a coordenadora do curso de Artes Cênicas, Lenka Neiva. A peça consistia em 9 micro espetáculos organizados pelos discentes e de lá para cá, o curso já apresentou 12 espetáculos cênicos.
A aluna Dani Magela, 22 anos, está cursando o oitavo semestre do curso. “Já tenho experiência na área, já trabalho como atriz desde 2018, assim que entrei na faculdade. Desde dessa época já comecei a pegar alguns trabalhos tanto na parte de produção e mais técnica quanto de atuação. Estar no IESB me fez conhecer pessoas que já estavam no meio, especialmente os professores, que me trouxeram contato com o mercado, aumentado a minha possibilidade de trabalho e de conhecimento”.
Por Lukas Cortez