Juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) participam da 9ª turma do Mestrado em Direitos Sociais do IESB

Publicado em 26 de setembro de 2022

Alunos foram recebidos pela reitoria e professores com aula debate sobre diálogos jurídicos

Juízes da 18ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) estão participando da 9ª turma do Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Centro Universitário IESB. E para receber os alunos, a reitoria e professores promoveram a primeira aula nesta sexta-feira, 23/9, no IESB campus Asa Norte, com a presença do reitor, o professor Dr. Luiz Cláudio Costa; da professora Dra. Eda Machado, mantenedora da instituição; a professora Dra. Zeli Isabel Ambrós, coordenadora da pós-graduação; a professora Dra. Any Ávila, coordenadora do curso de Mestrado; além de docentes e egressos convidados.

O encontro foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre a instituição nota máxima no MEC e, claro, tirarem dúvidas sobre a metodologia, e demais conteúdos acadêmicos da modalidade. “É uma alegria para o IESB termos alunos tão ilustres como vocês, dedicados e com uma missão tão importante para o país”, disse a professora Eda, durante apresentação do corpo docente do curso, composto por juízes, procuradores e ministros. “Para nós que temos este compromisso passional com a profissão, é muito bom que a nossa área de estudo seja essa de direitos sociais e processos reivindicatórios. O mestrado profissional qualifica, mas cria também em nós esse compromisso adicional, que vai além do curso. Ele impacta a sociedade por meio da pesquisa e produtos que estamos elaborando na academia”, orientou o ministro Dr. Augusto Cesar Leite de Carvalho, professor do IESB.

A Desembargadora do TRT, a Dra. Iara Teixeira Rios, é uma das novas alunas. Ela contou suas expectativas e a importância de fazer um mestrado profissional na área. “Ao assumir a escola judicial, nós vislumbrando a necessidade de oferecer essa qualificação aos magistrados do tribunal, uma especialização na área social que o tribunal atua. Então, para nós, é uma alegria este convênio com o IESB porque atende nossos interesses. Aqui, vamos aprofundar muitas questões que estamos vivenciando no mercado de trabalho, como a evolução das tecnologias, novas formas de relações sociais e demais transformações que precisamos acompanhar. Portanto, sabemos que tudo isso repercutirá em nossa qualificação, conhecimento, refletirá no jurisdicionado e na prestação do nosso trabalho”, avaliou a desembargadora.

A aula também contou com a participação de egressos, como Emerson Marialva de Jesus, superintendente de gestão de pessoas da Infraero, que compartilhou sua experiência no curso. “Falar sobre a experiência do Mestrado no IESB é incrível. É uma mudança de tudo em nossa vida e quebra de paradigmas. Tudo o que a gente aprende aqui, com os nossos colegas, nos debates na sala de aula e com o excelente corpo docente, faz de nós pessoas diferentes do que entramos. No IESB, é teoria e prática aliadas para o sucesso profissional. Posso dizer que, no meu trabalho, o mestrado trouxe muitos significados por meio de uma teoria com a aprendizagem efetiva. Com o passar do tempo no curso, fui entendendo muito mais conceitos que, ao aplicá-los na empresa, me transformou. Subi de patamar. Eu era gerente, agora eu sou superintendente da empresa. O mestrado me trouxe este conhecimento transformador porque a educação faz isso”, compartilhou Emerson.

Diálogos Jurídicos

No sábado, 24/9, a aula de boas-vindas contou ainda com o debate Diálogos Jurídicos, com a participação dos docentes do IESB: o Ministro Dr. Douglas Alencar Rodrigues; o Procurador Dr. Diogo Palau F. dos Santos; o Juiz Dr. Márcio Evangelista Ferreira da Silva; a Advogada Dra. Neide Teresinha Malard; o Advogado Dr. Ulisses Borges Resende; e o Promotor Dr. Paulo José Leite Farias. Os professores apresentaram três painéis com os temas: SUS, Federação e Covid-19: análise de casos judiciais; precedentes no Direito brasileiro; e as políticas econômicas neoliberais e a desconstrução dos direitos sociais.

Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios

Com metodologia moderna e equipe docente formada por doutores altamente qualificados, o mestrado profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do IESB permite o estudo do arcabouço legal, teórico e prático para as transformações e soluções diretamente relacionadas à proteção dos direitos sociais fundamentais. “As novas formas de convivência social e cultural em uma sociedade em constante transformação, assim como os modelos econômicos vigentes e o atual contexto político, influem de forma decisiva sobre os paradigmas do Direito, exigindo dos profissionais que atuam na área jurídica contínuo aperfeiçoamento que os tornem capazes de apresentar soluções para os complexos problemas que lhes apresentam. Daí a importância do Programa de Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do IESB: capacitar profissionais para desempenharem, na área jurídica, um papel transformador da realidade social, compartilhando, inclusive, suas experiências práticas”, explica a professora Any Ávila, coordenadora do curso de graduação em Direito e Mestrado em Direitos Sociais do IESB.

Mestrado aliado ao Mercado de trabalho

Alinhado ao mercado de trabalho, o mestrado profissional oferece condições para que o aluno faça pesquisa e aprenda a aplicá-la na prática. “Diferente do mestrado acadêmico, que visa, primordialmente, o preparo de profissionais para atuação na docência superior e pesquisa acadêmica, o mestrado profissional é voltado para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a demanda do mercado de trabalho”, completa Zeli Ambros, coordenadora de pós-graduação do IESB.

Além disso, os principais benefícios para a carreira do mestrando estão: qualificação intelectual e profissional, possibilidade de estudar fora do país, fazer networking, aumentar a rede de contatos, melhorar as oportunidades de trabalho, possibilidade de lecionar no ensino superior e desenvolver o pensamento crítico.

Mais notícias