Publicado em 3 de outubro de 2022
Com espaços inovadores, profissionais apresentam as principais tendências na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas
Egressos e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário IESB participam da mostra comemorativa aos 30 anos da CASACOR Brasília, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento está em exposição na capital até o dia 2 de novembro, na Arena BRB Mané Garrincha. Dos 52 ambientes assinados por 80 profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo, oito são de 12 egressos ou alunos do IESB.
“Participar de um evento como este não é simples, tem que passar por uma rígida curadoria, seleção de portfólio e várias outras etapas até conseguir o espaço. Então, é motivo de muito orgulho ver os nossos egressos e alunos colhendo o sucesso. Mostra o quanto estamos conseguindo prepará-los para o mercado de trabalho”, destacou Larissa Cayres, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do IESB.
Formada em Arquitetura e Urbanismo na instituição, Yassmin Maia Awwad Crosara comemora a sua primeira participação no evento. Ao lado de Angela Feitoza, ela assina um lounge para a Arena BSB, empresa que detém a concessão da Arena BRB Mané Garrincha. Sobre o desafio, ela conta como foi criar um ambiente para negócios, quebrando a barreira formal do corporativo por meio de elementos naturais. “É uma experiência única porque, ao mesmo tempo que nos dá liberdade de criar, temos que corresponder às tendências, à curadoria da CASACOR, ao público e ao nosso patrocinador. É como se fossem vários clientes envolvidos em um mesmo projeto”, conta Yassmin ao lembrar a experiência da teoria e prática aprendida na sala de aula. “O IESB influenciou bastante o nosso desenvolvimento tecnológico, por exemplo, ensinando o software BIM (Building Information Modeling) desde o início. Além disso, destaco os professores da instituição serem, em maioria, atuantes no mercado de trabalho. Isso nos ajuda bastante”, compartilhou a egressa.
Formada em Design de Interiores pelo IESB e cursando o último semestre de Arquitetura e Urbanismo na instituição, Caroline Nogueira Machado celebra a segunda vez na mostra. Ao lado da sócia, a designer de interiores Olivia de Campos, também graduada pelo IESB, elas levaram o conceito PopUp Store para o evento. “A CASACOR é a mostra de arquitetura e design mais conhecida e mais completa na América Latina. Portanto, ao participar dela, conseguimos ver, na prática, tendências que estão surgindo no mercado, além de conhecer produtos, marcas e profissionais de áreas que complementam entre si”, disse Olívia ao lado da colega de profissão.
“A CASACOR é um dos passos que sempre quis para minha carreira, mas não imaginava que seria tão cedo. É uma experiência maravilhosa, mas também desafiadora porque temos um período curto de projeto e obra. Então, somos obrigados a tomar decisões rápidas, fazer adaptações necessárias e tirar o melhor resultado no menor tempo possível”, completou Caroline. Ela e Olívia levam para a mostra a Ótica Gustavo Eyewear. “Buscamos referências na arquitetura cênica, efêmera e estudamos o que grandes marcas fazem como estratégia de aproximação com o público, já que é um evento e tem grande rotatividade de pessoas”, explicou Caroline, ao recordar o quanto a prática é estimulada pelo IESB durante o curso. “Desde o início, temos contato com disciplinas de projeto, o que foi fundamental, principalmente as que permitem que sejamos mais criativos. Essa dinâmica é o que nos ajuda a não termos receio de ousar. Outro ponto, é o incentivo e as oportunidades de participar de atividades extracurriculares, pois foi por meio de um concurso que eu consegui meu primeiro convite para a CASACOR”, contou Caroline.
Sócios do escritório Studio Marka, Marcelo Nogueira Motta, formado pelo IESB em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo; e Karine Gonçalves, aluna de Arquitetura na instituição, levaram para a CASACOR Brasília o ambiente Relicário, um espaço especialmente pensado para conectar pessoas. Com 69,60 m2, o ambiente sensorial, enaltece escolhas estrategicamente pensadas para acolher e encantar. “Pensamos no momento recém vivenciado, na necessidade de introspecção, na convivência rara, em que apenas pessoas íntimas e especiais alcançam esse lugar e, assim, apostamos em formas orgânicas, leveza no olhar e no vivenciar, ambientes integrados, despretensiosos e circulação fluida”, explicam os sócios ao celebrar a participação do evento. “Estar na mostra nos permite interagir com colegas arquitetos, empresas parceiras e o pessoal da execução. Sem essa interação nada seria possível. A CASACOR nos proporciona uma grande projeção no mercado nacional e visibilidade. É uma grande vitrine para o público conhecer o nosso trabalho”, concluiu Marcelo.
A CASACOR Brasília está aberta para visitações até 2 de novembro de 2022 na Arena BRB Mané Garrincha. Mais informações: CASACOR Brasília