Você sabe o que é um Rebranding? Saiba mais sobre a mudança na rede social Twitter

Publicado em 5 de setembro de 2023

O professor Alexandre Picarelli nos auxiliou na análise da rede social e comentou a reação negativa dos usuários

Desde a compra do Twitter, em outubro de 2022, o empresário Elon Musk tem promovido uma série de alterações na plataforma, sendo a mais significativa delas – até então – a mudança do nome e do logo da rede social, consolidada no mês de agosto. O antigo Twitter agora se chama “X”, e o conhecido passarinho Larry foi substituído por uma logo minimalista.

Logo do Twitter ao longo dos anos. Reprodução

Todas essas mudanças causaram comoção entre os usuários e, para analisar esses impactos, contamos com a contribuição do professor Alexandre Picarelli, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do IESB.

Essas alterações fazem parte de um Rebranding, que consiste em reformular a imagem de uma empresa ou produto, buscando mudar a percepção do público em relação à marca e/ou renovar sua identidade visual.

De acordo com o professor, a personalidade ousada de Elon Musk é um dos principais motivos para esse rebranding. “Substituir o icônico pássaro azul pelo ‘X’ requer ousadia. Não acho coincidência a escolha da letra ‘X’, considerando que algumas empresas criadas ou pertencentes a Elon Musk também possuem essa letra, como a SpaceX. Há rumores de que ele esteja preparando um super aplicativo”, afirma.

As mudanças na plataforma vão além do visual. No ano passado, foi implementado o Twitter Blue, uma versão paga do aplicativo que oferece um selo de verificação. Os usuários dessa versão recebem o selo azul, enquanto marcas, pessoas importantes e organizações recebem um selo dourado para comprovar sua identidade.

Também houve uma tentativa de limitar o número de publicações que os usuários da versão gratuita da plataforma poderiam ver, mas a atualização foi revogada após duras críticas dos internautas.

Reprodução

O professor Picarelli admite que as críticas são prejudiciais, mas mesmo com um grande nível de insatisfação, o Twitter continua sendo uma das principais redes sociais da atualidade. Apesar das críticas e discussões, Elon Musk parece não demonstrar grande preocupação com as reclamações.

“É muito cedo para afirmar se o impacto na empresa será pequeno ou grande, mas certamente é o movimento mais relevante realizado nos últimos anos, considerando a importância da plataforma como um meio global de comunicação”, complementa.

Com a relação estremecida entre os usuários e Elon Musk, surgem oportunidades para aplicativos concorrentes. No entanto, o Threads, de Mark Zuckerberg, não conseguiu se consolidar. “É mais uma disputa entre Musk e Zuckerberg. Nesse caso, o Threads ainda apresenta muitas falhas. Para excluir uma conta definitivamente, é necessário excluir o Instagram. Elon Musk tem criticado o Threads por seu caráter fechado, diferente do Twitter, que permite visualizar publicações de desconhecidos na linha do tempo. Ainda há muitos ajustes a serem feitos”, conclui o professor.

Por: Ana Karoline Figueiredo