Publicado em 18 de outubro de 2023
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e a maioria das vagas de emprego exige conhecimentos de ferramentas como Excel e Word. Porém, uma parcela da população não tem acesso à tecnologia necessária para desenvolver essas habilidades.
No último levantamento da TIC Domicílios, cerca de 20% das residências não tinham acesso à internet no ano de 2022. Por isso, o projeto Inclusão Digital, do IESB em Ação, busca ensinar a comunidade de Ceilândia a usar essas ferramentas essenciais para o mercado de trabalho.
Ao todo, 114 pessoas concluíram ao menos um dos módulos do programa. E, no dia 8 de agosto, foi realizada uma formatura, onde os alunos receberam o certificado do treinamento.
No decorrer do curso, os participantes aprendem o básico de informática e recebem auxílio dos voluntários para formatar currículos e entender o funcionamento de ferramentas como Excel, Word e PowerPoint.
O projeto se divide em três módulos independentes com diferentes temas relacionados à informática, onde os alunos podem optar pelo módulo de seu interesse sem necessidade de fazer todas as etapas para receber a certificação.
O primeiro módulo é uma introdução à informática básica, abordando conceitos de hardware e software, além de cibersegurança e uso consciente das redes sociais.
O segundo módulo aborda as ferramentas Microsoft Word e PowerPoint. Nele, os alunos aprendem a formatar o próprio currículo seguindo as regras da ABNT e a criar apresentações envolventes na ferramenta PowerPoint. No terceiro módulo são apresentados conceitos do Excel e as funcionalidades da ferramenta.
O material didático e as provas são produzidas pelos voluntários, que são estudantes do IESB.
Beatryz Kleuvyn, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foi responsável pelos módulos 1 e 2.
A voluntária conta que a maioria dos jovens estava ali a pedido dos pais, que os matricularam, mas ao final do curso mostraram interesse em continuar estudando, e sugeriram uma continuação do curso para aprofundar os temas apresentados.
Segundo a professora voluntária, os jovens mostraram desejo de ingressar no IESB ao se formarem no ensino médio, pois se sentiram motivados a continuar se profissionalizando. Além dos jovens, a turma era composta também por idosos que tinham dificuldade em utilizar os computadores, mas receberam auxílio dos voluntários.
Os encontros ocorriam nas segundas, quartas e sextas no período noturno. Cada módulo tem duração de aproximadamente 10 aulas e as inscrições são feitas através do Instagram do IESB em Ação.
O curso será ofertado novamente no segundo semestre de 2023. Para mais informações, clique aqui.
Por Iago Victor Leite