Saiba como é trabalhar na ONU, a maior organização de cooperação internacional

Publicado em 23 de outubro de 2020

João Clementino estudou no IESB e atua nos escritórios da ONU desde 2014

Em 24 de outubro de 1945, nasceu a Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo a frustrada Liga das Nações, trazendo um novo momento para a geopolítica internacional. Em 2020, a ONU completa 75 anos com presença em 193 países. No Brasil, João Luiz Soares Clementino, 29 anos, estudou Relações Internacionais no IESB e é um dos funcionários da ONU, maior organização internacional cuja principal missão é a paz.

Em 2014, quando João foi contratado para ser estagiário de Recursos Humanos no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), braço da ONU voltado a projetos de desenvolvimento sustentável e cooperativo entre países, ele já pensava em começar os estudos na área de Relações Internacionais. “Foi então que comecei a estudar no IESB. Logo no meu primeiro ano já estava contratado e atuava como Assistente de RH no PNUD”, conta.

A faculdade lhe rendeu diversos aprendizados, em paralelo ao trabalho, ao passo em que João transitava por cargos diferentes dentro do programa. “Logo depois, fui para a área de finanças e, em 2017, finalmente saí da área operacional e fui alocado para um setor mais estratégico”, lembra.

A carreira de João passa também pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma agência multilateral da ONU, especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas (convenções e recomendações) internacionais. “Trabalhar na ONU é um desafio diferente. Você está sempre em contato com pessoas diferentes e inspiradoras, conhece realidades e vidas completamente diferentes da sua, e acaba crescendo não apenas profissionalmente, mas também como pessoa”, analisa João.

Por Felipe Caian Dourado

Mais notícias