NOSSO REITOR, PROF. DR. LUIZ CLÁUDIO COSTA, FOI DESTAQUE NO JORNAL DA CHINA DAILY COM A MATÉRIA: IA UMA FRONTEIRA PARA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO.

Publicado em 31 de outubro de 2024

Nosso Reitor, Prof. Dr. Luiz Cláudio Costa, foi destaque no prestigiado jornal China Daily com a matéria intitulada “IA: Uma Fronteira para Educação e Inovação”. A publicação ressalta a importância da inteligência artificial como uma ferramenta essencial para transformar o futuro da educação, impulsionando a inovação e promovendo novas formas de aprendizado.

Confira a matéria completa abaixo:

O mundo está atualmente testemunhando a quarta revolução industrial, marcada pelo rápido desenvolvimento da IA. Em razão desses avanços tecnológicos, é essencial que os membros da BRICS se unam, concentrando suas respectivas forças tecnológicas para criar soluções personalizadas de IA, que atendam aos interesses de suas populações.

Além disso, a convergência da educação, tecnologia, e crescimento sustentável na era digital se destaca como uma preocupação crítica que exige atenção imediata.

Enquanto a era digital apresenta muitas oportunidades, também há o risco de aumentar o abismo social entre os ricos e pobres, potencialmente agravando desigualdades ou dando a luz para novas desigualdades. Para aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos, a aplicação da ciência e da tecnologia, assim como a colaboração e mudanças estruturais significativas são essenciais.

A profunda e crescente amizade entre o Brasil e a China é um testamento do poder da cooperação internacional, particularmente na educação e na tecnologia. Nossos esforços mútuos nesses campos têm o potencial de criar um impacto global duradouro, e demonstrar que a colaboração entre os países é a chave para tratar os desafios complexos de nossos tempos.

Tanto a China quanto o Brasil concordam que a educação é a base sobre a qual o desenvolvimento sustentável e o avanço tecnológico são construídos. Com o Brasil e a China continuando a aprofundar sua cooperação – especialmente por meio de intercâmbios educacionais, inovação tecnológica e iniciativas de pesquisa compartilhadas – a parceria mostra ao mundo como a cooperação internacional pode moldar o fundo.

A China deu passos marcantes em direção à educação, alcançando progressos significativos em ambos os níveis educacionais, básico e superior. O comprometimento da China em unir a excelência educacional tradicional com a inovação, faz do país um líder global na educação. As experiências da China oferecem lições valiosas para o Brasil, que enfrenta desafios em termos de acesso universal à educação de qualidade, particularmente em áreas remotas.

O foco da China no sistema de aprendizado científico (STEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática), por exemplo, fornece um roteiro/mapa para o Brasil, enquanto este trabalha para expandir suas capacidades nesses campos críticos. Ao aprender com as abordagens da China, o Brasil pode acelerar seus próprios esforços para treinar a próxima geração de cientistas, engenheiros e especialistas em inteligência artificial que vão comandar as futuras inovações tecnológicas.

A China se tornou uma líder global em inovação tecnológica, com avanços na IA está entre as maiores tecnologias de ponta do mundo. Já o Brasil, por outro lado, com sua robusta comunidade acadêmica e seu crescente setor de tecnologia, também fez avanços significativos na inovação. Os dois países se complementam em seus pontos fortes. O Brasil, com sua população diversa e recursos naturais, oferece um cenário ideal para implementar e testar soluções de IA, enquanto a China fornece conhecimento em pesquisa, desenvolvimento e implementação em larga escala de IA.

Para o Brasil, integrar IA em seu sistema educacional pode ajudar a resolver problemas de longa data, como a desigualdade no acesso à educação de qualidade. Plataformas de aprendizagem alimentadas por IA, podem permitir que alunos em áreas remotas acessem os mesmos recursos educacionais que aqueles em centros urbanos. A China, que já integrou a IA em muitos aspectos de seu sistema educacional, oferece um modelo valioso de como o Brasil pode escalar essas tecnologias para garantir uma educação equitativa e eficaz.

No entanto, a cooperação Brasil-China vai além da IA. Intercâmbios estudantis, projetos de pesquisa conjuntos e programas acadêmicos colaborativos fortaleceram ainda mais o vínculo entre ambas as nações. Esses intercâmbios fomentam não apenas avanços tecnológicos, mas também o entendimento cultural, criando um ambiente dinâmico para compartilhar práticas educacionais inovadoras.

À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, a importância da cooperação internacional em tecnologia, IA e educação não pode ser subestimada. A parceria Brasil-China, abrange várias formas de colaboração dentro de diferentes estruturas, como o BRICS, se destaca como um exemplo brilhante de como a cooperação pode alimentar a inovação, superar desafios compartilhados e criar novas oportunidades de crescimento. Ao continuar a construir esse relacionamento, o Brasil e a China não só estão pavimentando o caminho para o seu sucesso, mas também contribuindo para uma comunidade global mais inclusiva e sustentável.

Com o foco e o comprometimento certo para a cooperação e a colaboração, o Brasil e a China podem ajudar a moldar um futuro, onde a tecnologia e a educação trabalham juntas em prol do desenvolvimento equitativo e sustentável para todos.

Confira a matéria no portal do jornal China Daily: AI a frontier for education and innovation.

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