Publicado em 13 de outubro de 2025
O novo site da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Design Gráfico do IESB em parceria com a instituição. A iniciativa nasceu em 2024, quando a partir de um chamamento público, estudantes orientados pelo coordenador Marco Lobo apresentaram propostas para a modernização da plataforma digital.
A mudança veio acompanhada de uma nova identidade visual, também criada por grupos de alunos do IESB durante o Projeto Integrador. O objetivo foi tornar o portal mais acessível, claro e funcional, facilitando o atendimento à população e fortalecendo a imagem institucional da Defensoria.
Segundo o coordenador de Comunicação da Defensoria, Diego Lucena, o impacto foi imediato: “A identidade visual da Defensoria não sofria ajustes havia mais de 20 anos. Essa mudança era urgente. Com a nova ‘cara’, a instituição se fortalece como moderna e acolhedora, demonstrando ainda mais a preocupação com seus assistidos.”.
Diego destacou também: “Essa parceria foi realmente transformadora. Foi impressionante ver a qualidade técnica de estudantes tão jovens, que abraçaram o projeto e foram muito além do que imaginávamos. Sem dúvida. A Defensoria está de portas abertas não apenas para a comunicação, mas também para as demais áreas de atuação. Será sempre um prazer contar com o IESB como parceiro.”
Para o professor Marco Lobo, a parceria representou um ganho acadêmico e social: “Os alunos tiveram contato direto com a realidade do público atendido pela Defensoria, pesquisaram suas necessidades e desenvolveram soluções de design que uniram criatividade e responsabilidade social. É motivo de orgulho ver esse trabalho concretizado”.
Com o novo site no ar, a Defensoria Pública reforça sua missão de atender a população de forma acessível e inclusiva, enquanto o IESB celebra mais uma conquista de seus alunos e professores, evidenciando a força do ensino superior na transformação social.