Conheça os diversos campos de atuação do profissional de Enfermagem

Publicado em 10 de agosto de 2020

O trabalho do enfermeiro não é restrito ao ambiente hospitalar, são mais de 60 especialidades regulamentadas pelo COFEN. No IESB, o curso recebeu nota 4 do MEC

Se engana quem pensa que o profissional de enfermagem está condicionado a trabalhar apenas dentro de hospitais. Essa é apenas uma das áreas de atuação e, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, atualmente, existem mais de 60 especialidades regulamentadas, entre elas a enfermagem aeroespacial, aquaviária, hiperbárica, entre outras, que permitem esse profissional atuar em atividades feitas na comunidade, dentro de escolas e creches, em unidades de atenção primária, além de instituições de longa permanência e espaços dedicados aos idosos.

O curso de Enfermagem do IESB alcançou nota 4 na avaliação do Ministério da Educação e, segundo o professor e coordenador Alexandre Alberto Freire, esse feito se deu principalmente pelo foco em formar profissionais capacitados para atuar tanto no setor público, no Sistema Único de Saúde (SUS), como também no setor privado.

A execução do trabalho de um enfermeiro formado pode ser realizada em 4 áreas: na assistência de enfermagem, onde a função é feita diretamente ao paciente, em consultórios e clínicas, da rede pública ou privada; a área da gestão, onde o enfermeiro trabalha na condução de políticas, projetos e programas relacionados à saúde; a docência e pesquisa; e o empreendedorismo, âmbito que, de acordo o professor, está em expansão.

“Muitos vão para essa linha empreendedora de montar suas clínicas, consultórios ou empresas de homecare”, explica. O mercado de trabalho é amplo e está em crescimento, principalmente, nesse momento de crise na saúde. O professor diz que apesar da quantidade de profissionais formados ser grande, não são todos que têm uma boa qualificação, e que esse fato pode ser visto durante a pandemia, com a escassez e busca intensa por profissionais para atuar. “O mercado não está saturado. Nós temos, inclusive, países como o Canadá, que tem recrutado profissionais da área de enfermagem aqui do Brasil para atuarem lá. Ou seja, o enfermeiro pode atuar tanto aqui no DF, como no Brasil ou em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

O curso de enfermagem é divido em disciplinas básicas e teóricas, além de atividades práticas, que são realizadas tanto em laboratórios do centro universitário, quanto em cenários reais, dentro de hospitais e clínicas parceiros do IESB, onde os estudantes também atuam após formados. O coordenador conta que o IESB tem convênios com a secretária de saúde e com hospitais particulares do DF, o que permite que os alunos façam estágios e atividades práticas diretamente nos serviços de saúde. O trabalho do enfermeiro não é restrito somente ao ambiente hospitalar. 

Por Isadora Mota

Mais notícias