Projeto Inumeráveis inaugura memorial on-line para vítimas da covid-19

Publicado em 9 de junho de 2020

Estudantes de jornalismo do IESB participam da proposta como voluntários

Mais do que números e estatísticas, as pessoas merecem ser lembradas e representadas por suas histórias, principalmente, após a morte. Com isso em mente, nasceu um memorial on-line para homenagear as vítimas da covid-19 no Brasil: o Projeto Inumeráveis. Desenvolvido pelo artista Edson Pavoni, o memorial conta com uma equipe de pesquisadores, jornalistas e voluntários dedicados à homenagear aqueles que partiram, vítimas da doença.

A busca por voluntários em faculdades de todo o país teve resposta positiva entre os alunos de jornalismo do Centro Universitário IESB. São cerca de 20 estudantes transformando números em história e estatísticas em memórias. A coordenadora do curso, professora Daniella Goulart, acredita que é importante “dar esse espaço para a lembrança de vida de cada uma dessas vítimas. É um conforto para a família”.

Os jornalistas voluntários escrevem a partir do relato de familiares ou amigos das vítimas. O projeto é aberto para todos que queiram homenagear entes queridos: basta preencher um questionário na plataforma ou encaminhar o texto para a equipe.

O primeiro texto da equipe do IESB já foi publicado. Maria Luiza Farias, aluna do 5° semestre do curso, conta que a experiência ultrapassou o lado profissional: foi também sentimental. Como uma atitude de conforto para a família e trabalho sensível de futura jornalista, “o papel que tive em transmitir tudo aquilo que a família sentia em palavras foi tão grandioso, um ato simples, mas que vai poder ser relembrado por todos”, relata.

Confira o texto na íntegra:

Lucivaldo Machado de Almeida
1965 – 2020

Um homem honesto, de opinião firme e completamente apaixonado pela família. Em especial, pelos netos.
Flamenguista roxo, Lucivaldo dizia que seu sangue era vermelho e preto, porém na cidade onde nasceu e morreu, sua paixão era o Grêmio Futebol Brevense, time local oito vezes campeão, e foi daí que veio o apelido “Pelado Almeida”.
Era um bom homem, com um coração imenso. Estava sempre disposto a ajudar o próximo com um sorriso no rosto e uma alegria contagiante.
Casou-se aos 15 anos com Helena Morais de Almeida e tiveram três filhos, Diego, Júnior e Jeferson. Amava a família, mas sua grande paixão eram os netos.
“Enquanto eu tiver vida, pode faltar para mim, mas jamais para minha esposa, filhos e netos.” dizia ele.
Paraense nato, gostava de tomar sua cervejinha e de uma boa conversa com os amigos. Sem dúvidas vai fazer falta, mas sempre estará presente no coração de todos que o conheciam.
Lucivaldo nasceu em Breves (PA) e faleceu em Breves (PA), aos 55 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Lucivaldo, Diego Almeida. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Maria Luiza Farias, revisado por Rosana Forner e moderado por Rayane Urani em 1 de junho de 2020.

Para conferir, clique aqui.

Por Vitórian Tito

Mais notícias