Publicado em 16 de julho de 2019
A publicitária Larissa Rios, formada no Centro Universitário IESB em julho de 2017, construiu, desde a sua graduação, um legado para chamar de seu. Sempre em buscade conhecimento e engajada nas disciplinas, a egressa sempre alinhava o que estudava nas matérias com novos cursos, congressos e workshops nas férias, continuamente procurando conhecimento. Segundo ela, a faculdade foi muito importante já que aprendia prática e teoria.
“A graduação tem duração de 4 anos, e envolveu todas as etapas de produção, criação e construção intelectual relacionadas à Publicidade e Propaganda. Aprendi desde a história da publicidade e marketing à evolução de técnicas utilizadas ao longo dos anos para aprimorar as propagandas. Estas técnicas constantemente eram praticadas ao longo do curso, por meio de projetos conhecidos no IESB como Projeto Integrador”, conta.
Larissa destaca o quanto foi importante os resultados destes projetos práticos e o quanto aprendeu a ter pensamento crítico em relação ao progresso da área em âmbito local e nacional. A partir destes trabalhos, decidiu percorrer alguns caminhos na trajetória profissional.
Na estrada ao longo destes anos, a egressa pesquisou tudo o que podia sobre o universo da publicidade, em específico sobre criação. Fez cursos fora de Brasília em busca de mais aprendizado, aprendeu outras línguas, técnicas novas que não foram vistas em sala de aula, novas formas de experimentar e criar uma propaganda, além de publicidade criativa. Foi então, que ela despertou para um outro lado: a tecnologia. Resolveu ir além dos softwares 2D e começou a conhecer melhor os softwares 3D.
Ao participar de um evento, em outubro de 2015, chamado Pixel Show, em São Paulo, foi contemplada com uma bolsa da faculdade Belas Artes, para estudar no Verão 3D, fazendo o curso 3D Max: modelagem, animação, rendering. Larissa explica que no início se interessava apenas por campanhas em 3D, como as que algumas marcas de tênis fazem.
Bastante atuante nos estudos, ela participava dos eventos e projetos integralmente, e foi em uma aula presencial no IESB que ela expandiu as ideias. “Em uma aula deMarketing foi discutido outras vertentes de se trabalhar na área. E em uma pesquisa após esta aula, descobri o advergame, que é basicamente fazer um jogo puramente publicitário. Por exemplo, um jogo para a Coca-Cola. Ou um tipo de jogo que tem um apelo muito forte publicitário”, ressalta.
Foi aí que a egressa uniu o que estudava, softwares 3D, aos jogos digitais, e deslanchou juntando os conhecimentos de publicidade e propaganda com as ferramentas de interação e tecnologia.
Decidiu que o tema do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) seria: Marketing de jogos digitais independentes brasileiros. Com todo o apoio dos professores, ela contou com um orientador de Publicidade e Propaganda e um coorientador do curso de Jogos Digitais, interligando toda a teoria e prática, fez uma pesquisa intensa durante um ano, sempre com a colaboração dos professores que estimaram a ideia de conectar tecnologia e publicidade.
Ao fim do curso, abriu uma empresa de marketing em jogos digitais, chamada IM Indie Marketing, e expandiu sua pesquisa, já que o interesse do público foi grande. Larissa começou a palestrar em eventos importantes e conhecidos, todos por convites. Foi ao COMA, à Campus Party em São Paulo, ao EmpreendeNerd e até mesmo noIESB. Alguns desenvolvedores conhecidos começaram a segui-la no Instagram e acompanhar o seu trabalho.
“É muito gratificante saber que o processo que começou durante os laboratórios do IESB, com auxílio dos professores. foi reconhecido e se desdobrou em diversos projetos nacionais que tive a honra de participar”, fala com orgulho.
O desejo de se aprimorar e continuar os estudos era forte, e Larissa continuou seguindo seus instintos. Ela conta que durante o TCC esbarrou em muitas dificuldades para encontrar autoras de livros técnicos sobre jogos digitais, em sua maioria era sempre estrangeiro e escrito por homens. A aluna se incomodou com a falta de mulheres no ramo e foi isso que a motivou para se capacitar ainda mais, procurando um mestrado em jogos digitais.
Descobriu a Universidade da Beira Interior, localizada em Covilhã, cidade universitária de Portugal, e foi lá que encontrou o mestrado em Design de Desenvolvimento de Jogos Digitais. Durante o processo de preparação para ingressar na Instituição, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do IESB, professor Nicolas Caballero,convidou a egressa para participar de um congresso de Educação Física e Jogos, promovido pela UnB (Universidade de Brasília). Durante o congresso, Larissa produziu um artigo e foi selecionada, o apresentou e em seguida foi publicado em uma revista da UFT (Universidade Federal de Tocantins). Foi o impulso que a acadêmica precisava.
Sentiu-se decidida à ir para Portugal, enviou toda a documentação necessária, participou do processo seletivo e passou em primeiro lugar no mestrado. Agora está no segundo semestre e feliz, sabendo que os conhecimentos na área da tecnologia serão bem usufruídos. Ela também deixa claro a importância da primeira graduação. “Sei que minha base de Publicidade e Propaganda é super enriquecedora e me ajuda a ter uma visão mais ampla e comercial do ramo de jogos, e isso é meu diferencial”, comemora.
Por Isabelly Lima