Publicado em 4 de junho de 2019
Em 5 de junho comemora-se o Dia Nacional da Reciclagem, criado há 10 anos pela Lei no 12.055 de 2009. Embora a data vise a conscientizar a população sobre o tratamento correto do lixo, 66% dos brasileiros afirmam saber pouco ou nada sobre a coleta seletiva segundo pesquisa de 2018 do Ibope. Projetos de conscientização são, portanto, essenciais para educar a população e aumentar a porcentagem do lixo que é reciclada corretamente.
Em Brasília, o Projeto Fênix – realizado pelo Centro Universitário IESB – promove ações de conscientização em escolas e de qualificação técnica junto a três cooperativas de catadores da capital. O objetivo é aproximar os catadores da sociedade e divulgar boas práticas que ajudem na coleta seletiva. Além disso, os catadores recebem treinamentos sobre direitos sociais, segurança no trabalho e outros temas.
“Nós levamos para a discussão assuntos pertinentes a esses profissionais. Por exemplo, levamos o pessoal do curso de Enfermagem para falar sobre segurança e as doenças que podem surgir se não houver uma proteção adequada”, diz a coordenadora do curso de Serviço Social do IESB, Fernanda Scalzavara. “Paralelamente a isso, por pedido das próprias cooperativas, nós levamos ações de conscientização para escolas com uma metodologia bem didática, como se fosse um jogo”, continua.
O Projeto Fênix possui o selo Cátedra Unesco sobre os Desafios Sociais Emergentes e leva membros das cooperativas para ensinar aos estudantes como descartar corretamente o lixo, o que pode ou não ser reciclado e como lidar com materiais perigosos – como vidro – para evitar ferimentos aos catadores. As ações acontecem todos os semestres e, no mês passado, uma delas foi realizada na Escola Classe 209 Sul.
Re9 Comunicação