Publicado em 24 de abril de 2019
Seis alunos do 4º semestre do curso de Cinema do Centro Universitário IESB – Emanuele Barbosa, Fernanda von Borries, Flávia Sousa, Júlia Torrecillas, Victoria Leite e Wagner Revoredo – desenvolveram um curta-metragem para o Projeto Integrador – atividade que integra as disciplinas do semestre num projeto real – e não imaginavam a repercussão que daria. A produção, chamada “a história muda”, foi selecionado para a mostra online do Festival de Taguatinga de Cinema.
Segundo Fernanda von Borries, aluna de Cinema do IESB e uma das autoras do projeto, a ideia partiu porque inicialmente todos tinham muitas dúvidas sobre o que contar no documentário, visto que são muitas histórias que precisam ser ouvidas e muitas que queriam contar. “Também nos inspiramos no documentarista Eduardo Coutinho que, com seu estilo intimista e informal, transmite empatia e realismo”, pontuou Fernanda.
No curta, as pessoas sentam em uma cadeira, no meio da Universidade de Brasília (UnB) e, em troca de um brownie, contam uma história. Cada um com a sua singularidade conta uma parte de algum momento da vida.
O FestTaguá, que já está em sua 14ª edição, escolhe os melhores curtas-metragens para uma exibição online em seu site. Para concorrer a mostra competitiva, o grupo precisa da ajuda do público com a votação. Os mais votados concorrerão e ganharão prêmios.
A iniciativa é um grande impulso aos alunos que terão seu curta exibido em tela de cinema pela primeira vez, além disso, os selecionados concorrem a quatro prêmios no valor de R$2.000,00 cada, sendo três obras escolhidas pelo júri oficial e uma obra escolha pelo júri popular.
A mostra online do Festival Taguatinga de Cinema começou dia 14 de abril e vai até o dia 31 de maio, assim como as votações. No dia 10 de junho serão anunciados os curtas selecionados para a mostra competitiva.
Para votar é necessário criar um cadastro rápido com nome e e-mail, depois confirmar o e-mail e por último votar no curta, “a história muda”, clique aqui.
Por Isabelly Lima