Publicado em 22 de fevereiro de 2019
A montagem 2018 da peça “Nada é como parece”, dos alunos e egressos do curso de Teatro do Centro Universitário IESB, sob a direção dos professores Denis Camargo e Thiago Sabino, receberam, no dia 21 de fevereiro, no Espaço Cultural Renato Russo, o Prêmio WEB de Teatro do DF.
De acordo com o idealizador da premiação, Gustavo Hazear – co-fundador do renomado grupo Tripé junto a outros artistas da cidade; a ideia da premiação surgiu de uma inquietação do grupo de tentar movimentar a cena teatral do Distrito Federal. “Temos uma produção cênica muito forte e variada. Nosso objetivo foi fazer uma festa de artista para artista. Uma festa que nasce da classe, de um grupo de teatro, e não de uma instituição, e isso é forte simbolicamente”.
Responsável pela inscrição da peça do curso de Teatro do IESB, o diretor artístico da montagem, professor Denis Camargo, destacou que a premiação deu origem a um panorama da produção teatral do DF, tanto profissional quanto no âmbito acadêmico, levantando importantes dados da área.
A direção de arte ficou por conta do professor Thiago Sabino, que por meio da disciplina de Laboratório de Encenação I, desenvolveu junto aos alunos o material de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, mapeamento de vídeo e toda parte da visualidade.
A votação foi pela internet e contou com 45 projetos e espetáculos, divididos em 8 categorias, sendo 5 delas de espetáculo e projeto, e outras 3 de teor técnico (flyer de divulgação, vídeo teaser de divulgação e canção original). Classificados em 1º lugar nas categorias de Montagem Acadêmica, com quase 4 mil votos, e na categoria Flyer de Divulgação, com cerca de 2700 votos, o clima foi de surpresa e comemoração entre o grupo do IESB.
“O prêmio foi uma linda surpresa para toda a equipe. Todos estamos muito orgulhosos, felizes e agradecidos. O projeto “Nada é como parece” foi uma porta para o mundo da arte. Com esse trabalho pude perceber a beleza e importância de um trabalho bem feito, além de nos fazer enxergar novas possibilidades. Foi um período de bastante trabalho que me deu muito orgulho, principalmente ao ver a plateia se divertindo e elogiando o trabalho de todos os envolvidos”, relata Michael Durães, egresso do curso de Teatro do IESB.
Nada é como parece
Bianka Collins, egressa do curso, explica que a comédia “Nada é como parece” é resultado da pesquisa cênica da disciplina Prática de Montagem I. “Livremente inspirada na peça “Assim é (se lhe parece)” de Luigi Pirandello, escrita em 1917, a releitura é mais atual do que nunca, pois revela uma das características marcantes da sociedade atual –– a curiosidade pela vida do outro”.
A mostra teve como elenco: Bianka Collins, Cláudia Brandão, Dayana Adorno, Ewerton Vasconcelos, Hugo Leonardo, Jordan Mendes, João Paulo De Matos, Leandro Vaz, Lucas Caesar, Ludmila Alves, Marianna Domingos, Michael Durães, Renata Cristina, Sarah Sena e Val Martinez. Direção Artística: professor Denis Camargo. Direção de Arte, Orientação de Cenário, Figurino, Luz, Maquiagem e Fotógrafo: professor Thiago Sabino. Direção Musical e composição da trilha sonora: Walber Freitas. Assessoria de comunicação: V4 Comunicação – Pedro Caroca.
Conheça nosso curso de Teatro do IESB
O curso de Teatro do IESB é voltado para quem procura uma formação profissional e completa com a interpretação teatral aliada ao canto, à dança, à pesquisa e tendências artísticas.
A cada ano, o campo da produção cultural cresce no Brasil, ampliando as possibilidades de colocação no mercado de trabalho. É pensando nisso que matérias voltadas para Produção e Captação de Recursos fazem parte da grade curricular, ao lado das matérias mais técnicas. O Teatro IESB também possui parcerias com outros cursos da Instituição, promovendo a multidisciplinaridade.
Um dos destaques dessa graduação é o IESB em Cena – Mostra Semestral de Teatro Universitário, que conta com uma apresentação de esquetes a cada semestre. Ainda, há produções de espetáculos para alunos do Ensino Médio, mostrando um pouco mais sobre a profissão no IESB Cultural.
Tudo isso aliado a um corpo docente composto por profissionais que aplicam a teoria e a prática desde o início do curso.
Por Juliana Tito