Publicado em 16 de novembro de 2018
Nos próximos dias 01 e 02 de dezembro ocorre a Simulação de Negociação Internacional (Sinei), promovida pelo curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IESB. O objetivo do Simulado é mostrar como ocorrem as negociações internacionais, na prática, desenvolvendo habilidades negociais e discursiva dos alunos. A participação é aberta a estudantes de todas as escolas do Distrito Federal.
As decisões internacionais costumam ser feitas em grandes conferências, como as coordenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que representantes de diversos países debatem e buscam soluções para os problemas em comum. Uma forma de conhecer esses universos é participando de simulações.
A Sinei é organizada por alunos do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IESB há mais de dez anos e é aberta para a participação de alunos do ensino médio do DF. As inscrições podem ser feitas individualmente ou em delegações e custam R$ 30 e um quilo de alimento não perecível, que será doado a imigrantes e refugiados pelo Observatório de Direitos Humanos da Instituição.
“Qualquer aluno do ensino médio pode participar. Estamos interessados, inclusive, em atrair mais alunos de escolas públicas, que muitas vezes não têm a possibilidade de participar de uma simulação”, conta Marco Antônio de Meneses, coordenador do curso de Relações Internacionais do IESB.
Os estudantes serão organizados em duplas, representando as delegações de vários países, como Brasil, Estados Unidos e França. O tema principal da simulação será Ascensão Tecnológica e Nações Ameaçadas, ou ATENA, que será tratado em quatro comitês (veja as atribuições de cada um abaixo) que terão, cada um, documentos redigidos pelos participantes.
“Eles precisam ler guias e manuais para entender os procedimentos de cada reunião, além de estudar seus países. Existem regras sobre o tempo de fala e quando você pode pedir a palavra”, conta Marco. “O evento é inteiramente organizado pelos alunos de Relações Internacionais. Muitos deles estão buscando uma primeira colocação no mercado, como estágios, e a SINEI complementa sua formação”, completa.
Para os participantes do ensino médio, o evento é uma oportunidade para conhecer mais sobre os mecanismos utilizados por diversos países para chegar em acordos. Os temas tratados são atuais e contribuem para a formação até daqueles estudantes que não pretendem seguir carreira no curso de Relações Internacionais.
“Muitas vezes, as pessoas não conseguem entender como se dá essa atuação entre os países. Como cidadãos, nós temos a possibilidade de influenciar a posição brasileira em alguns desses temas, mesmo como sociedade civil organizada ou como associações do terceiro setor’, diz Marco. “Os estudantes que participarem podem seguir por esses caminhos ou também pela via acadêmica, fazendo pesquisas e buscando soluções para problemas que afligem toda a humanidade”, conclui.
Serviço – Simulação de Negociação Internacional
Dias 01 e 02 de dezembro
Local: IESB Asa Norte
SGAN Quadra 609 – Módulo D
L2 Norte – Brasília – DF
Inscrições: http://www.iesb.br/sinei/
Temas dos comitês:
Fundo Monetário Internacional – O jogo do dinheiro: ascensão das criptomoedas e suas consequências. Os delegados e delegadas deste comitê deverão decidir entre incorporar ou não as criptomoedas ao cenário internacional.
Conselho de Segurança das Nações Unidas – O inimigo mora ao lado: mecanismos contemporâneos de guerra. O grupo abordará as novas tecnologias e seu uso em conflitos armados e disputas por poder.
Organização Mundial da Saúde – Ameaça Fantasma: doenças epidemiológicas. Os participantes buscarão manter a saúde internacional sem medir esforços e independentemente de nações ou classes sociais.
COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) – Esse comitê histórico reviverá o encontro de 2015, no qual os países debateram as medidas necessárias para o combate às mudanças climáticas. O comitê será realizado em inglês.
Re9 Comunicação