Publicado em 26 de outubro de 2018
Em palestra organizada pelo curso de jornalismo, profissionais da área destacam importância da capacitação
Não há dúvida de que os meios de comunicação passaram por uma grande transformação. Se antes o jornal impresso, a televisão e o rádio eram os principais meios de veiculação de notícias, hoje as redes sociais fazem esse papel.
Em palestra para alunos do Centro Universitário IESB, no dia 17 de outubro, profissionais na área de social media falaram sobre marketing digital e como as redes sociais podem ser aliadas quando se fala de marketing. Os convidados foram Bruno Morais – formado em Publicidade e Propaganda pelo IESB – e Danuta Ferreira.
Com respostas, notícias e soluções em um clique, o público se tornou exigente, e agora quer tudo de forma rápida, objetiva, com qualidade e baixo custo. O jornalismo é uma das áreas mais impactadas por essa mudança drástica, e como em toda mudança, a adaptação rápida é essencial. Muitos profissionais, como os de jornalismo, buscam aperfeiçoamento dia após dia, se capacitando para adequar o trabalho a um público diferente, produzindo conteúdo para as novas plataformas. Essa atividade deu origem a função de social media.
Esses profissionais atuam nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin Twitter, entre outras, buscando analisar e criar estratégias para produzir conteúdo atrativo e alcançar seu público alvo. Para Bruno Morais, “as mídias sociais são essenciais para a comunicação. E o jornalista é peça fundamental, pois a produção de conteúdo bem elaborada, com uma linguagem adequada ao público alvo, faz toda a diferença”, enfatizou.
A capacitação do profissional de jornalismo nas plataformas digitais, aumenta as opções de atuação no mercado, podendo atender instituições, figuras públicas, políticos, comércios e info-produtores, entre outros. O curso de Jornalismo do IESB está um passo à frente e conta com a disciplina de Novas Mídias em sua grade curricular, que prepara o aluno para esta nova realidade do mercado de trabalho, através de aulas e trabalhos práticos.
O professor de Novas Mídias, Daniel Gonçalves, relata sobre a mudança do jornalismo nos últimos 10 anos e também de todas as etapas da elaboração e divulgação do conteúdo produzido. “Hoje em dia você apura de maneira diferente com o jornalismo de dados, e você redige do título ao corpo do texto também de uma maneira distinta usando SEO, que é a maneira de fazer a redação do texto aparecer mais no ranqueamento dos programas de busca”, diz Daniel. Ele acrescenta que “somente cursos de jornalismo digital, seja de pós-graduação ou cursos específicos, são capazes de deixar o profissional habilitado para fazer o jornalismo mais contemporâneo”.
Matéria produzida pelos alunos Daniele Santana, Weslei Almeida e Andreza Lorrane na disciplina Assessoria de Comunicação e Relações com a Mídia, no 4º semestre.
Foto: Sabrina Felinto