Publicado em 26 de junho de 2018
A Copa chegou com tudo e para quem quiser um look personalizado, a professora Rafaella Lacerda – do curso de Design de Moda do Centro Universitário IESB; disponibilizou o passo a passo para você arrasar na torcida. Confira!
Processo para tingimento natural e químico.
Materiais
– Camiseta branca
– Corante em pó das cores desejadas
– Cúrcuma – açafrão da terra
– Sal
– Pedra Hume
Modo de preparo:
Químico:
Dissolva uma colher de chá de corante em um litro e meio de água e deixe esquentar em fogo baixo.
Antes da água ferver, coloque a camiseta levemente úmida com água para a panela com corante.
Deixe cozinhar de 15 a 20 minutos. Quanto maior o tempo, mais intensa será a cor.
Após o cozimento deixe em molho na água fria com sal, durante uns 2 minutos.
Dica importante!
Se você optar pelo degradê, lembre-se de mexer um pouco a peça ao segurá-la para não ficar com aspecto muito manchado.
Se você optar pelo tingimento completo da roupa, lembre-se de mexer bastante para não ficar manchada.
Natural:
Dissolva em um litro e meio de água 20 g de Cúrcuma ou açafrão da terra. Cozinhe por 30 minutos e na sequência coe.
Antes de colocar a camiseta ou pedaço de tecido para tingir em corantes naturais é interessante usar um mordente misturado com água, ele abre as fibras para que o corante entre nela e fixe.
O mordente mais utilizado em tingimentos naturais é o Alúmen de potássio, também conhecido como pedra Hume.
Ao colocar a camiseta ou tecido deixe cozinhando por 20 minutos. Quando retirar é interessante enxaguar em água fria com sal ou com pedra hume.
Não perca tempo! Confira o vídeo de todo o processo aqui!