Vice-Reitor Acadêmico do IESB é o novo presidente do Fórum Internacional de Avaliação de Universidades

Publicado em 23 de maio de 2018

Eleição ocorreu durante 10ª Conferência do International Ranking Expert Group (IREG)

Eleição ocorreu durante 10ª Conferência do International Ranking Expert Group (IREG)

O vice-reitor acadêmico do Centro Universitário IESB, Prof. Luiz Cláudio Costa, foi eleito presidente do International Ranking Expert Group (IREG), Fórum Internacional de Avaliação de Universidades, para um mandato de três anos, juntamente com a eleição do Comitê Executivo composto por dez acadêmicos de diferentes países. A escolha do vice-reitor ocorreu durante a 10ª Conferência Ranking and Accreditation: two roads for the same goal, organizada pelo Observatório do IREG Ranking and Excellence and Hasselt University, entre os dias 23 e 25 de maio, em Hasselt, na Bélgica.Desde sua criação, em 2004, esta é a primeira vez que um acadêmico da América Latina assume o cargo do IREG.

Ao todo, oito currículos de candidatos, indicados por membros de diferentes países foram analisados. Nos últimos anos, as avaliações das Instituições de Ensino Superior (IES) realizadas por diferentes rankings respondem às demandas dos estudantes e da sociedade por informações facilmente interpretáveis sobre a situação das instituições de ensino superior.

O Brasil sempre foi pioneiro na busca de sistemas e instrumentos para a avaliação do seu ensino superior, por meio do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para o vice-reitor acadêmico do IESB, Prof. Luiz Cláudio, “é uma honra estar à frente de uma organização internacional reconhecida como o IREG, que traz o desafio de refletir ações efetivas sobre a avaliação das IES do Brasil e do mundo”.

As pesquisas sobre sistemas e instrumentos para a avaliação de IES contribuem para a melhoria do conceito de qualidade das instituições de determinados países, com o suporte do trabalho rigoroso conduzido no contexto de avaliação e revisão de qualidade feito por agências de credenciamento públicas e independentes.

Segundo o acadêmico, os rankings de IES e os processos de garantia de qualidade passaram a fazer parte do quadro de responsabilidades de cada país. “É importante que quem produz rankings se responsabilize pela qualidade na coleta de informações, na metodologia e na sua disseminação, com mais investimentos no desenvolvimento de sistemas de avaliação”.

“Todos sabemos as dificuldades de se avaliar uma instituição, considerando todas as suas complexidades – de suas missões e ações –, por isso o assunto deve ser pauta da sociedade, da academia e das próprias IES. A ideia é apresentar propostas para problemas altamente complexos”, defendeu.

IREG

Fundado pelo Centro Europeu de Educação Superior (UNESCO-CEPES) em Bucareste e pelo Instituto de Política de Educação Superior, em Washington, D.C., o IREG tem o objetivo de acompanhar e discutir a avaliação das instituições de ensino superior (IES) e de programas de ensino de todo o mundo. Além disso, o órgão pretende estabelecer um quadro para a elaboração e divulgação das avaliações das Instituições de Ensino Superior – nacionais, regionais ou de âmbito mundial – com o intuito de propiciar um sistema de busca de melhoria contínua e aperfeiçoamento das metodologias utilizada.

Anny Cassimira

Mais notícias