Publicado em 17 de abril de 2015
Os estudantes do 4º semestre do curso de Enfermagem realizaram o “Diagnóstico Situacional” utilizando o método de estimativa rápida, previamente discutido em sala de aula. A disciplina Saúde Coletiva II, ministrada pela professora Cláudia B. S. Leite, permitiu o desafio de levantar os dados, transformá-los em informação para produzir conhecimento que permitisse a realização de um “Planejamento de Ações em Saúde”.
Cada grupo conheceu os problemas de saúde mais importantes, suas causas e suas consequências. Utilizaram registros escritos, entrevistas e observação ativa da área. Ainda, construíram um Plano de Ação, depois de discutido em sala o Diagnóstico Situacional. Para cada problema selecionado, foi feito um projeto de intervenção.
Em uma das comunidades visitadas, o foco foi na saúde das crianças e adolescentes. Os alunos identificaram vários problemas como desnutrição, cadernetas de vacinação atrasadas e violência. Em outra comunidade, o foco foi na saúde das mulheres, sendo identificada a presença de gravidez indesejada e a ausência de prevenção de DSTs. Os alunos perceberam principalmente como as comunidades têm carência de Educação em Saúde.
“Foi muito interessante perceber como os alunos se enriqueceram de conhecimentos com essa vivência”, contou a professora. Para ela, os alunos puderam perceber a influência dos determinantes sociais na saúde dessas comunidades. Ainda, compreenderam o conceito amplo de Saúde e propuseram várias formas de melhorar a situação de vida dessas pessoas. “São alunos capazes de se tornarem agentes de mudança da sociedade”, finaliza Cláudia B. S. Leite.
Por Laura Maria