Publicado em 16 de abril de 2021
A China tem se mostrado ao longo das duas últimas décadas uma das maiores potências econômicas e políticas do mundo. Até 2030, é esperado que o país se torne o mercado de maior influência no mundo. Especialistas apontam que saber negociar com as empresas desse país com precisão se tornará, além de uma grande vantagem competitiva, uma necessidade, já que a China domina diversos setores, como a indústria de tecnologia e alguns produtos do mercado pecuário. Dentro dessa perspectiva, o IESB juntou forças com a Universidade de Coimbra, em Portugal, para lançar a “Formação Avançada de Negócios com a China (para países de Língua Portuguesa)”, capacitando profissionais de diversas áreas a desenvolverem negociações comerciais com empresas do tigre asiático.
“Existe um interesse muito grande em conhecer a China, em todos os sentidos. O curso permitirá conhecer um pouco mais da cultura chinesa, mas vai mostrar, principalmente, as características específicas dos contratos com a China, entender como o país expandiu nos últimos anos e mais”, ressalta o reitor do IESB, professor Luiz Claudio Costa.
Em modalidade de Formação Avançada, a qualificação está prevista para acontece entre 10 de maio e 22 de junho, e incluirá 60 horas de atividades em conferências expositivas em ambiente remoto – as chamadas aulas síncronas. Dessas, 40 horas serão ministradas por professores de Coimbra, e o restante por profissionais do IESB. Para fazer o curso, não é necessário ter nível superior, tampouco ser aluno do IESB. O investimento é de R$ 1,5 mil (mil e quinhentos reais), sendo possível parcelá-lo em até três vezes. As inscrições foram prolongadas até o dia 10 de maio.
A qualificação será dividida em quatro módulos, apresentadas em aulas que ocorrerão de segunda a sexta-feira, entre 18h e 20h.
No Módulo A, os alunos aprenderão sobre “Língua, Cultura e Literatura Chinesa” sob comando da Profª Drª Cristina Zhou, diretora-executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, do Centro CASS-UC de Estudos Chineses e do Centro BFSU-UC de Estudos Sino-lusófonos.
Para o Módulo B, apresentado pelo Prof. Dr. António Pinto Monteiro, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) e da Universidade de Macau (China), o assunto será “Direito Comercial, Contratos e Arbitragem Internacional”, começando logo após a finalização do primeiro módulo.
O Módulo C apresenta “Economia e Comércio Internacional” e terá a participação do Prof. Dr. Luíz Pedro Cunha, também da Universidade de Coimbra.
O Módulo D, apresentado pela coordenadora e Profª Drª Tatiana Prazeres, do IESB, falará sobre “A prosperidade econômica da China”.
Por Felipe Caian Dourado