COLAÇÃO DE GRAU

Pelo direito de exercer uma profissão de nível superior.

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos. Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento interno da instituição.

colacao-one.jpg

A tradição acadêmica universal rege que a outorga dos graus acadêmicos se faça em ato oficial, de caráter obrigatório, solene e público, com a presença de todos os graduandos e testemunhado por todos os responsáveis pela sua formação: corpo diretivo e professores da instituição. O IESB, embora seja uma instituição que busca a modernidade em todas as suas atividades, procura cultuar algumas tradições em prol da formação e da cultura que pretende incutir em seus alunos. Confira as dúvidas mais frequentes e consulte o Manual da Colação de Grau para conferir todas as informações desse importante momento.

Prezado aluno (a) formando (a)

Você, formando do Centro Universitário IESB que ainda não colou grau, poderá solicitar “Ato Acadêmico Interno de Colação de Grau”.

CARTAZ-ATO-ACADEMICO.png

Manual de Colação de Grau
Informativo: Colação de Grau

ORIENTAÇÕES

O Ato Acadêmico Interno de Colação é uma opção para aqueles alunos que, por razões diversas, não puderam colar grau na sessão solene coletiva. Trata-se de uma cerimônia simplificada, em que não se usa beca, não há convidados, discursos, homenageados ou paraninfos. Acontecerá no dia 16 de abril de 2021 (Horário a ser divulgado) e ocorrerá de maneira remota através de uma plataforma de reunião virtual.

Solicitação

Para solicitar o ato acadêmico, o estudante deverá ter cumprindo os seguintes requisitos:

  • Carga horária de disciplinas integralizadas;
  • Atividades complementares integralizadas;
  • Não ter colado grau;
  • Ser estudante de períodos letivos anteriores ao 1º semestre e 1º Módulo Trimestral de 2021.
A solicitação deverá ser feita no Portal do Aluno (Aluno Online) no período de 06/02/2021 a 10/04/2021 através do caminho: Serviços > Solicitação de Serviços > Solicitação de Ato Interno Acadêmico > Atualizar.

Após a confirmação, será gerado um protocolo de solicitação. As solicitações começarão a ser respondidas a partir de 29 de março de 2021.

Após o deferimento, dentro de alguns dias, será encaminhado o link da sala virtual correspondendo à data e ao horário da Colação de Grau do curso. Nele o aluno deverá entrar com o seu nome completo + a abreviação do nome de seu curso.

Exemplo: Antônio Augusto Tavares Lima DMD.

    Ata de Colação de Grau

    A ata de colação de grau será assinada de maneira eletrônica pelos alunos que participarão da solenidade obedecendo os seguintes requisitos:

    • Ter solicitado a participação na colação de grau, assim como sua solicitação deferida;
    • Na sessão solene do dia da colação de grau de seu curso, ter o registro de sua presença confirmada (alunos que colarão presencial e remoto).

    Cumprindo essas normatizações segue:

    Envio do Token – Após o encerramento da sessão, verificações acima citadas, dentro de um prazo de até 5 dias, a instituição enviará o link para a assinatura da colação de grau no e-mail cadastrado em nosso sistema.

    Confira a cartilha para Assinatura de Colação de Grau

    Solicitação de Diploma

    ColacaodeGrau-Solicitacao-de-Diploma.png

    DÚVIDAS PARA A COLAÇÃO 2º/2020

    COMO FICO SABENDO SE ESTOU APTO A PARTICIPAR DA SOLENIDADE?

    Verifique seu histórico acadêmico no Aluno Online. É válido ressaltar que a vida acadêmica do aluno é de sua inteira responsabilidade. Caso tenha alguma dúvida, procure a Central de Atendimento Acadêmico ou Polo IESB para verificar se existe alguma pendência.

    FUI CONVOCADO PARA O ENADE E NÃO COMPARECI. POSSO COLAR GRAU?

    Não. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado, não preencher do Questionário do Estudante, não comparecer ao exame, e tiver o registro de participação indevido na prova. O aluno em situação irregular junto ao Enade, não poderá colar grau ou obter o diploma.

    ESTOU COM PENDÊNCIAS FINANCEIRAS. POSSO COLAR GRAU E PEGAR O DIPLOMA?

    O aluno que tiver pendência financeira junto à instituição não é impedido de participar da solenidade e nem a retirar o diploma. No entanto, é preciso procurar o setor financeiro do IESB para negociar seus débitos.

    ESTOU DEVENDO UMA DISCIPLINA OU HORAS EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES. POSSO COLAR GRAU?

    Não. Para participar da colação de grau é necessário ter cumprido os pré-requisitos de integralização curricular do curso, pois a solenidade é de caráter oficial, não sendo permitida a participação mesmo que de forma simbólica.

    COMO FICO SABENDO SOBRE DATA, LOCAIS E HORÁRIOS DO ATO ACADÊMICO INTERNO DE COLAÇÃO DE GRAU?

    As datas referentes ao ato acadêmico interno de colação de grau ficarão disponíveis previamente no calendário acadêmico, disponível no site do IESB, e na Central de Atendimento Acadêmico, os horários serão informados previamente aos estudantes após o deferimento da solicitação.

    ESTOU APROVADO EM TODAS AS DISCIPLINAS, MAS AINDA FALTAM ALGUMAS HORAS COMPLEMENTARES. PODEREI PARTICIPAR?

    Para participar da colação de grau, além de disciplinas, as atividades complementares deverão estar integralizadas

    PARTICIPEI DO ATO ACADÊMICO INTERNO. PODEREI PARTICIPAR DA PRÓXIMA COLAÇÃO DE GRAU PRESENCIAL?

    O aluno que participar do ato acadêmico interno de colação de grau não poderá participar da solenidade de colação de grau, mesmo que de forma simbólica

    COMO FAÇO PARA ACESSAR A COLAÇÃO? E MEUS CONVIDADOS?

    A colação de grau do 2 º semestre de 2020 será transmitida em uma plataforma digital. Os links dos respectivos dias de colação, ficarão disponíveis nesta mesma página.

    Observação importante: Excepcionalmente neste semestre, os alunos que não colaram grau em semestres anteriores, poderão colar grau se estiver em regularidade com todos os requisitos para participar da colação e terem feito a solicitação de colação de grau no aluno online.

    EXEMPLOS DE DISCURSOS

    CONTATO

    Tem mais alguma dúvida? Entre em contato.

    Horário de atendimento: 10h às 13h e 14h às 19h

    Telefone: 3962-4807

    E-mail: colacao@iesb.br