Colação de Grau: saiba como assistir e participar das cerimônias

A reitoria do Centro Universitário IESB decidiu realizar a cerimônia de Colação de Grau do 1º semestre de 2020 de maneira remota, respeitando o isolamento social. Entre os dias 28 de julho e 5 de agosto, as cerimônias que encerram a graduação superior para os 25 cursos presenciais da Instituição serão realizados pela plataforma, com transmissão pelo canal oficial da Instituição no YouTube.

Durante a cerimônia, será feito controle de presença para assinatura dos diplomas. "Os alunos que estiverem presentes em toda a sessão destinada à colação de seu curso serão contemplados com a assinatura dos respectivos documentos e diplomas", explica Felipe Bruno Simões, responsável pela Comissão de Colação de Grau da Instituição.


As sessões ocorrerão conforme o calendário abaixo:

Terça-Feira (28/07), às 20h

Direito
Relações Internacionais

Link da Transmissão


Quarta-Feira (29/07), às 20h

Design Gráfico
Fotografia
Jornalismo
Publicidade e Propaganda

Link da Transmissão



Quinta-Feira (30/07), às 20h

Pedagogia
Pedagogia 2º licenciatura
Serviço Social

Link da Transmissão



Sexta-Feira (31/07), às 20h

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Ciência da Computação
Engenharia de Computação
Jogos Digitais

Link da Transmissão



Terça-Feira (04/08), às 20h

Administração
Ciências Contábeis
Gestão Pública
Gestão Financeira
Gestão de Marketing
Recursos Humanos
Processos Gerais

Link da Transmissão



Quarta-Feira (05/08), às 20h

Arquitetura e Urbanismo
Design de Interiores
Engenharia Elétrica
Engenharia Civil
Teatro

Link da Transmissão


Para que parentes e amigos convidados dos alunos possam acompanhar a cerimônia, será disponibilizado um link de transmissão ao vivo, na página de Colação de Grau para cada sessão.



Sobre a Colação de Grau Remota

A reitoria também divulgou o Manual de Colação de Grau 1º/2020, onde consta todo o passo a passo que deve ser realizado pelos alunos e pela instituição para a cerimônia.

Confira o Manual

O prazo para solicitação de Colação de Grau, disponível no Aluno Online (menu Solicitação de Serviços), se encerra na próxima segunda-feira (13/07). O deferimento, ou não, será enviado por e-mail e por meio do próprio Aluno Online para os alunos, junto do endereço e senha de acesso ao evento na plataforma.


Assinatura digital

Para assinar a Ata de Colação de Grau, de maneira eletrônica, o aluno deve obedecer o seguinte: ter solicitado a participação na cerimônia, assim como a aprovação no evento (você pode verificar o status através do Aluno Online, menu Serviços > Serviços Solicitados) e registrar presença no início e término da sessão pelo Blackboard Collaborate.

"Foi aberta uma turma exclusiva no Collaborate para os alunos que tiveram seus requerimentos aprovados para a Colação. Lá, eles podem acompanhar comunicados e ter acesso às salas de cada dia de cerimônia", explica Felipe.

Ele ressalta ainda que o aluno só terá sua presença registrada no caso de permanência na sessão indicada para o seu curso. "O controle será feito seguindo o calendário que também está anexado na disciplina Colação de Grau, com o manual para o evento", completa.

Estas informações também podem ser acessadas pela página da Colação. Também estarão disponíveis na página os links para o público acessar as transmissões na página oficial do IESB no YouTube.

Logo após o evento, em um prazo de até 5 dias úteis, os alunos receberão um e-mail contendo o link para acesso à ata, com um token - um código de acesso - que deve ser submetido na hora de realizar login para a assinatura virtual.

Entenda o passo a passo


O sistema aceita apenas uma única assinatura. Caso o aluno tenha problemas com o código de verificação, basta clicar em "reenviar e-mail".

Por Felipe Caian Dourado – Atualizado em 28 de julho de 2020



Compartilhe: