IESB agora é Google For Education: conheça nova plataforma educacional da Instituição

Tem novidade saindo do forno! O IESB agora é parceiro da plataforma Google For Education. A partir deste semestre, todos os cursos em modalidade presencial, do Colégio IESB ao Mestrado, passam a utilizar as ferramentas Google Classroom e Google Meet como ambientes de aprendizado colaborativo. A novidade atingirá todas as disciplinas remotas/síncronas (ao vivo), que estão sendo realizadas em ambiente virtual em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“A plataforma, além de facilitar o acesso aos conteúdos e às salas de aulas virtuais, também propiciará uma experiência mais acessível e acolhedora dos nossos alunos”, conta a professora Gabriela Carneiro, coordenadora de Pedagogia e responsável acadêmica pela implementação da nova plataforma.

O Google for Education é um pacote de ferramentas de gestão educacional desenvolvido pela gigante da tecnologia, que amplia o acesso aos conteúdos de forma rápida, fácil, segura e o mais legal: pode ser acessado na palma da mão a qualquer momento, em qualquer lugar. Entre as principais ferramentas para este período de atividades remotas dos cursos presenciais estão os aplicativos Google Classroom (Sala de Aula), que é um ambiente remoto de aprendizado, onde você tem acesso rápido a atividades, disciplinas, provas e conteúdos compartilhados e produzidos simultaneamente entre os integrantes da disciplina, e o aplicativo de videoconferências Google Meet – por onde todas as atividades de encontro remoto serão realizadas, a partir deste semestre.

Todas as ferramentas poderão ser acessadas por qualquer dispositivo, desde que com acesso a internet, em aplicativos para celulares e tablets, ou por meio de navegadores no seu computador.

Confira detalhes do novo ambiente de ensino:

Quais as vantagens da nova plataforma?

As principais vantagens são a leveza e a agilidade da plataforma, que promete proporcionar ao aluno e ao professor mais dinâmica e praticidade em sala de aula. O acesso ao Google For Education garante a utilização de todos os serviços fornecidos pelo Google, que poderão ser utilizados durante o semestre como um diferencial, fornecendo um ensino personalizado.

Como vou acessar a plataforma?

Chegará uma mensagem com o login e senha no e-mail fornecido ao IESB durante a realização da matrícula, que servirão para o primeiro acesso à plataforma Google For Education. A senha poderá ser modificada para a utilização ao longo do semestre. Confira o tutorial em vídeo feito pela professora Gabriela Carneiro.

Até quando preciso fazer minha inscrição (primeiro acesso)?

Fique atento à sua conta de e-mail fornecida, pois o passo a passo para realizar o primeiro acesso será encaminhado por lá, contendo seu e-mail institucional e uma senha de primeiro acesso – será possível alterá-la logo após concluir o passo a passo. Mas é importante que você realize este primeiro acesso entre os dias 20 e 28 de fevereiro de 2021.

Se acontecer algum problema de acesso na plataforma, quem poderá me ajudar?

Através do Portal do Aluno, entre em contato com o Canal Direto. Além disso, o coordenador e os professores do seu curso já estão capacitados para tirar dúvidas sobre o acesso e sobre o uso das ferramentas do Google For Education.

E para as disciplinas em EAD? O que eu faço?

O acesso às disciplinas EAD continuará na plataforma Blackboard. Caso o professor opte por apresentação de conteúdo por aula expositiva no formato síncrono (ao vivo), ele enviará um link para ingressar na aula que será realizada no Google Meet.

Para aulas da Pós-graduação Presencial ou Remota, Mestrado e Colégio IESB também será por essa plataforma?

A plataforma Google Meet, onde serão realizados os encontros remotos, estará disponível a partir deste semestre para todos os cursos que desejarem realizar aulas síncronas, ou seja, ao vivo. Já para o ambiente de aprendizado, o Google Classroom será onde você encontrará atividades, provas, material produzido e compartilhado entre o seu professor e seus colegas.

Não chegou nenhum e-mail para mim. O que eu faço?

Entre em contato conosco pelo Canal Direto, disponível no Portal do Aluno, para receber a ajuda necessária.

Não aparece disciplina no meu Google Classroom. O que eu faço?

Se estiver tudo OK com a sua matrícula, já será possível encontrar suas disciplinas presenciais na página principal do Google Sala de Aula (Classroom). Caso não apareçam, veja se houve problema no seu processo de matrícula. Entre em contato com o coordenador do seu curso e com o Canal Direto, dentro do Aluno Online, para solucioná-lo.

Com essa conta, eu terei acesso a quais ferramentas do Google?

Por ter acesso a uma conta Google, você também terá acesso a todas as opções de ferramentas e serviços fornecidos pela empresa, desde uma conta de e-mail institucional voltada para o uso acadêmico, até gestores de documentos, planilhas e apresentações.

Por Ana Cristina Morbach e Felipe Caian Dourado



Compartilhe: