Pandemia e TCC: como manter o foco para concluir os trabalhos na quarentena

Um desafio e tanto. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das últimas etapas da graduação no Ensino Superior e é a disciplina que exige muita determinação, esforço e pesquisa por parte dos alunos. É o momento em que se põe à prova todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. E os temas são diversos: monografias, pesquisas em profundidade e, em alguns casos até, produtos que se propõem a resolver problemas reais na área de formação. O que já é o maior desafio do período acadêmico, tem ganhado pitadas de tensão ainda mais intensas neste momento de quarentena.

Leidy Daiane da Silva Neres, estudante do 10º período de Engenharia Civil, vai pegar o diploma ainda neste semestre. A aluna conta que a distância obrigatória por conta da Covid-19 fez com que ela usasse ainda mais os canais digitais da Instituição, desde os encontros virtuais com o professor orientador ao uso da Biblioteca Virtual do IESB. “Sempre utilizei material da biblioteca virtual. Já estava familiarizada, mas agora estudo pelos livros on-line e uso o Google acadêmico para pesquisas de teses e estudos relacionados ao meu tema. Além disso, meu orientador me ajuda muito e sempre está disponível quando preciso”, afirma.

Egressos que já concluíram essa tarefa aconselham a dividir as tarefas, para trazer mais autonomia durante a execução do trabalho. Luciano Nunes, por exemplo, egresso de Engenharia Civil, apresentou seu TCC no fim de 2019. Ele conta que estar perto de especialistas no tema foi essencial para a construção do seu trabalho. Em período de isolamento, a dica é abusar das plataformas de interação. “Eu fiz o trabalho em parceria com uma outra colega. Dividimos tarefas e o melhor jeito de lidar com esse trabalho foi utilizando teses e textos recentes, mas, principalmente, conversando com algumas pessoas da área. Isso abrangeu muito nossas ideias e ajudou a elucidar muitas dúvidas referentes ao assunto”, destaca.

Regras da ABNT

Talvez uma das partes mais burocráticas e detalhistas do TCC é a estruturação e formatação do trabalho nos moldes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para isso, a Biblioteca do IESB possui a sessão Normas da ABNT, que você pode consultar clicando aqui.

Segundo o professor Eduardo Montoya, da Engenharia, se aparecerem outras dúvidas, a ferramenta Meneley (clique aqui para acessá-la) é uma ótima saída para ajudar na construção da Referência Bibliográfica. “Inserir as referências sempre dá muito trabalho e esse programa pode ajudar, permitindo ao aluno focar na parte escrita”, conta.

Dicas para manter o foco

A professora Erci Ribeiro, coordenadora do programa IESB em Ação e professora no curso de Serviço Social, elencou algumas sugestões que podem ajudar na hora de produzir o trabalho:

  • Estruturar os pontos em tópicos que precisam ser atendidos no capítulo, organizando-os por prioridade;
  • Desenvolver o texto a partir de tópicos;
  • Ler e buscar inspiração nos artigos, livros, dissertações e teses;
  • Preste atenção nas dicas e orientações feitas pelo professor orientador;
  • Organizar a literatura de referência em pastas por linhas de debate dos tópicos/capítulos;
  • Distribuir seu tempo diário entre leitura e redação;
  • Leia e destaque as páginas e trechos que podem servir como referência;
  • Tirar um tempo do seu dia para espairecer e se cuidar;
  • Andar sempre com um caderno de anotações: é nos momentos de relaxamento que as ideias surgem;
  • Lembre-se que o TCC é apenas mais uma etapa da sua vida e não deve ser encarado como o último nível.

Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: