Produção Acadêmica: conheça as revistas científicas de Direito do IESB

A produção científica é uma das forças motrizes do mundo universitário. E focado nela, o curso de Direito do Centro Universitário IESB produz, semestralmente, três números de revistas acadêmicas virtuais. São elas: a Revista de Monografia Jurídica, a Revista do Observatório de Direitos Humanos e a Revista do Direito - Trabalho, Sociedade e Cidadania; cada uma focada em um público e conteúdo específico.

A primeira, voltada para os membros da própria Instituição, consiste na divulgação integral de artigos e monografias desenvolvidos por alunos da Graduação em Direito. A ela, quaisquer estudantes do curso podem subscrever trabalhos acadêmicos, que são compilados a cada semestre.

Confira a edição mais recente da revista clicando aqui

Já o segundo caderno envolve temáticas mais voltadas à promoção de direitos humanos e situações de vulnerabilidade social. Nela, professores e alunos podem colaborar para publicação de artigos. Também desenvolvida semestralmente, na edição mais nova, a revista destaca o artigo "A transformação da intimidade: as mudanças familiares e o direito", de autoria do egresso Álvaro Mangabeira, sob orientação do professor Weber Lima Bonfim.

Clique aqui e leia a nova edição da Revista de ODH

Revista do Direito: produto de parcerias nacionais e internacionais

E o carro-chefe do curso está na Revista do Direito: Trabalho, Sociedade e Cidadania. Produzida por professores doutores da especialização, e voltada para a comunidade do Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios, pauta-se nos estudos dos direitos sociais e dos processos reivindicatórios (entes públicos e privados) sob a perspectiva da dignidade da pessoa humana tanto sob a ótica capitalista, que se baseia na liberdade de iniciativa, quanto sobre o prisma da justiça social, finalidade mais importante da ordem econômica que se fundamenta no trabalho como um valor social.

Os artigos são escritos em parceria com diversas Instituições de Ensino nacionais e internacionais. Dentre elas, destacam-se a Universidade Federal de Goiás (UFG) em âmbito nacional, Universidad de Estudos di Roma La Sapienza-Itália, Universidade de Lisboa-Portugal e Universidade de Castilla de La Mancha-Espanha, em âmbito internacional.

A edição deste semestre traz na capa artigo que aborda um estudo da Questão Social na ótica da teoria desenvolvida por Hannah Arendt, de autoria do Prof. Dr. Hugo Araújo Prado.

Clique aqui e confira a nova edição

Por Felipe Caian Dourado



Compartilhe: