Agradecimento: IESB inaugura salas no campus Sul em homenagem a professora Doutora Elizabeth Brandão e o professor Doutor Heitor Gurgulino

Publicado em 20 de outubro de 2022

Cerimônia de descerramento das placas foi realizada com a presença de familiares, ex-alunos e amigos

Reconhecimento e gratidão. O Centro Universitário IESB inaugurou duas salas em homenagem a dois professores que fazem parte da história da instituição: a professora Doutora Elizabeth Pazito Brandão (in memoriam) e o professor Doutor Heitor Gurgulino de Souza. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 17/10, no campus Asa Sul, com a presença de familiares, ex-alunos e amigos dos homenageados. “Eu gostaria muito de agradecer a presença de todos. O IESB tem que ter lembranças daqueles que nos ajudaram e estamos muito felizes em poder homenagear essas duas pessoas tão queridas e importantes para nós. Esperamos que todos os alunos que passem por aqui conheçam o importante papel desses professores. Manter essa memória é a nossa forma de agradecimento”, disse a professora Eda Machado, durante a cerimônia de descerramento das placas.

Cerimônia de descerramento das placas foi realizada com a presença de familiares e amigos dos homenageados

Destaque entre os alunos, a professora Elizabeth Brandão foi reconhecida pelo seu trabalho inovador dedicado à educação e docência do IESB. Beth foi criadora do curso de Comunicação e Relações Públicas e coordenadora da Pós-Graduação na Instituição. Nos últimos anos, entre suas funções, atuou como consultora, avaliadora de curso superior do INEP e conselheira do Instituto Eda Coutinho. Durante a cerimônia, sua brilhante atuação foi lembrada pela professora Eda, que destacou as inovações que a docente desenvolveu no Centro Universitário. Os amigos presentes também compartilharam a brilhante forma como a professora Beth lidava com o ofício. “Essa homenagem é um reconhecimento para uma grande mulher, que contribuiu muito para a formação de uma parcela dos estudiosos da nossa comunicação”, disse o amigo Newton Garcia.

Professora Eda Machado e Newton Garcia

Uma das personalidades brasileiras mais importantes no cenário educacional do Brasil e do mundo, Doutor Heitor Gurgulino também foi celebrado por seu trabalho em prol da educação, da ciência e da tecnologia, além do apoio ao desenvolvimento do IESB. Educador internacionalmente conhecido, o professor comBacharelado em Matemática, especializou-se em Física do Estado Sólido e Física Nuclear pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), pela Universidade de Kansas (EUA) e pelo laboratório Van de Graaf, do Instituto de Física da universidade de São Paulo (USP). Possui vários títulos acadêmicos, tanto no Brasil como no exterior. Entre eles, o de Doutor Honoris Causa pelo IESB. 

Sua trajetória profissional é marcada ainda por posições de prestígio ocupadas em órgãos públicos e privados. Entre elas, como a de vice-presidente da Associação Internacional de Presidentes de Universidades (IAUP); conselheiro especial do Diretor-Geral da UNESCO; Reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU), Tóquio; vice-presidente do Conselho Federal de Educação (CFE); e presidente do Capítulo Brasileiro do Clube de Romano Brasil, sempre estimulando alunos e professores no trabalho de pesquisa sobre valores e desafios da humanidade.

Professora Eda Machado e o reitor do IESB, professor Luiz Cláudio Costa, recebem o professor Heitor Gurgulino e familiares para a homenagem.

“A cultura da educação sempre foi parte integrante da minha vida, na qual eu coloquei o foco de todo o meu trabalho nas últimas décadas, tanto em nosso país, meu querido Brasil, como também em outros lugares do mundo. E sinto muito orgulho em ver o quanto o IESB é um polo de educação avançado e de qualidade. Estou seguro de que vão continuar a crescer e desenvolver o seu legado ainda mais. O trabalho que o IESB vem fazendo é muito importante para o desenvolvimento, não apenas da instituição, como também para a nossa cidade de Brasília e dos cidadãos que ela ajuda a formar. Muito obrigado por essa honra”, agradeceu o professor Heitor Gurgulino.

Mais notícias