Alunas de Enfermagem fazem pesquisa voltada para imunização contra o HPV

Publicado em 14 de junho de 2019

Conscientizar a população é um dos focos principais estudados pelas alunas

As acadêmicas do curso de Enfermagem, do Centro Universitário IESB, Cyntia Moreira e Karolline França, usaram como motivação o fato do vírus do HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) ser um dos que mais crescem, atualmente, no mundo e que tem o maior índice de rejeição pela população, principalmente, pelo fato da idade em que a vacina é inserida.

O tema escolhido pelas alunas foi “Fatores relacionados a vacina HPV em escolas de Ensino Fundamental de Brazlândia-DF”. Elas optaram pela cidade satélite como foco principal da pesquisa por observarem ali maiores problemas relacionados a doença. A execução do trabalho também serviu de oportunidade para conscientizar o público dessas instituições de ensino. 

As formandas perceberam também que as campanhas do Ministério da Saúde em relação à vacinação, em especial contra esse vírus, eram grandes e contínuas e foi então que decidiram, por meio do TCC, identificar os principais motivos da resistência a essa vacina.

A importância da conscientização vem sendo trabalhada com a população em inúmeras campanhas e essa, segundo as graduandas, é a chave para aumentar a cobertura vacinal garantindo o controle das doenças. Elas acreditam que esclarecer dúvidas traz confiança e segurança para as pessoas, e afirmam que a conscientização é essencial para a promoção da saúde.

Cyntia e Karolline, orientadas pela professora Beatriz Coelho, abordam na pesquisa formas de detecção, tratamento e, principalmente, a importância da vacinação. Na dissertação as alunas propõem verificar o conhecimento sobre a doença e a resistência adquirida pelos pais e responsáveis em relação a vacinação em adolescentes dentro da faixa etária vacinal, para isto será utilizado um questionário de fácil preenchimento, para o levantamento de dados. Esse estudo será realizado em escolas de ensino fundamental na cidade de Brazlândia-DF com as amostras escolhidas aleatoriamente.

Mais notícias