Alunos aprendem a extrair DNA na disciplina de Genética Humana e Biotecnologia

Publicado em 17 de maio de 2019

As turmas do 3° semestre dos cursos de Biomedicina e Enfermagem participaram da primeira aula prática de Genética e Biotecnologia

No dia 13 de maio, alunos do curso de Biomedicina e Enfermagem do Centro Universitário IESB aprendem na disciplina de Genética Humana e Biotecnologia sobre as bases da genética. Os estudantes puderam colocar em prática a teoria da matéria, discutindo o que é DNA, genes, além dos processos envolvidos, como a replicação e transcrição do DNA e a tradução do RNA em proteínas. Coletando sangue e aprendendo sobre o preparo da técnica para extração de DNA, eles puderam analisar como tudo isso influência nas características que diferenciam cada uma das pessoas e como podem ocasionar doenças genéticas.

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Luciana Cunha, conta que compreender e manusear a técnicas no mapeamento genético é importante para alunos. “A técnica pode ser usada inclusive para teste de paternidade, por exemplo”, explica a professora.

O professor responsável pela atividade, Samuel Araújo, explicou na primeira aula que parte da disciplina está relacionada com um componente da Biotecnologia, dizendo a respeito de como podemos manipular o DNA para diagnosticar doenças e na produção de produtos biotecnológicos como a insulina humana, por exemplo, que é reproduzida por meio de tecnologia do DNA recombinante.

Os alunos foram levados para o campus Ceilândia onde aconteceu a aula de extração da amostra de DNA. “Os alunos foram divididos em um conjunto de quatro alunos e eu coletei sangue de um estudante de cada equipe. A partir daí cada grupo realizou a extração de DNA”, destaca o professor.

A extração de DNA envolve algumas reações químicas, e é basicamente a maneira que se tem para recuperar o material genético que está no interior de cada célula extraída do sangue dos alunos e purificar esse DNA em laboratório.

A continuação da aula irá acontecer nas próximas semanas, unindo a teoria com a prática.

 

Por Camila Nunes

Mais notícias