Alunos de Arquitetura e Design de Interiores do IESB visitam CASACOR Brasília

Publicado em 28 de setembro de 2022

Aliando teoria e prática, estudantes conhecem de perto as principais tendências do mercado na maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário IESB visitaram a mostra comemorativa dos 30 anos da CASACOR Brasília. A visita guiada foi realizada nesta terça-feira (27/9) com a participação da coordenadora dos cursos, Larissa Cayres.

Durante a ação, os estudantes conheceram os 52 ambientes assinados por 80 profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo em 6.500m² de área. “É a teoria aliada a prática. Uma excelente oportunidade para os nossos alunos conferirem as principais tendências de mobiliário, objetos e paisagismo, além de novidades e lançamentos em materiais para construção. Conhecer também a importância de um grande evento como este e estar preparados ainda mais para o mercado de trabalho”, destacou a professora Larissa.

Todos os anos, a CASACOR, por meio de pesquisa de tendências coordenada por seus curadores, define um tema que serve de inspiração para os profissionais participantes, nomes consagrados e novos talentos estreantes na mostra. O deste ano, “Infinito Particular”, em referência às casas biográficas, que vão além dos estilos decorativos, instiga o público a refletir sobre a necessidade de projetar espaços que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, bem como a harmonia, o conforto e o equilíbrio. Conceitos que se tornaram ainda mais importantes nos últimos anos devido à pandemia.

Aluna do 10º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo na instituição, Thaiane Costa de Sousa aproveitou a experiência para conhecer as novidades da área. “É muito importante essas ações promovidas pelo IESB. Visitar espaços como este nos deixa a par de tendências e como nós, futuros arquitetos, podemos trabalhar em diversos ambientes”, avaliou a estudante.

Para Júlia Mendonça, também aluna do curso, essas inciativas são ferramentas importantes para que os estudantes possam conhecer ainda mais um mercado de trabalho cada vez mais próximo. “Eu transferi meu curso para o IESB justamente porque estava atrás dessa prática que a instituição proporciona para nós alunos”, disse.

Os estudantes também conferiram outro desafio importante que os arquitetos tiveram nesta edição: unir a estética com sustentabilidade. Isso porque esta 30ª edição reforça a busca por uma construção ainda mais sustentável, com regras intensificadas à destinação e menor geração de resíduos. Os espaços, que vão de estúdios residenciais à uma casa completa com 400 m², passando por ambientes comerciais como restaurantes e café, utilizam de luz natural, 100% de lâmpadas de LED, madeira certificada e equipamentos elétricos e hidráulicos ecoeficientes.

Muitos desses espaços foram criados por egressos do IESB. “Dezenas de ex-alunos da nossa instituição estão participando da CASACOR Brasília e para nós é motivo de muito orgulho. E esta visita guiada ainda proporciona uma troca de informações e experiências entre quem já está inserido no mercado profissional e quem está conquistando este espaço”, disse a coordenadora Larissa. Nomes como Yassmin Awwad, Caroline Nogueira, Karine Gonçalves, Marcelo Motta, Olívia Campos, Joyce França, Rafaella Preusse e Jéssica Campos estão entre os egressos do IESB que participam da mostra nesta edição.

A CASACOR Brasília está aberta para visitações até 2 de novembro de 2022 na Arena BRB Mané Garrincha. Mais informações aqui.

Mais notícias