Alunos de Pedagogia do IESB ensinam crianças da Ceilândia brincando

Publicado em 23 de setembro de 2019

Oficinas de matemática elaboradas pelos graduandos compõem projeto de professora do curso

Quando propôs o projeto de oficinas para a educação infantil e continuada, no primeiro semestre de 2019, a professora Milene Soares já tinha a sensação de que seria uma parceria de sucesso do curso de Pedagogia com a Escola Classe 35, vizinha do Campus CEILÂNDIA. Em pouco mais de 8 meses, o que seria uma ação semestral, tornou-se parte das disciplinas de Fundamentos da Matemática, do 5º semestre, e Conteúdos e Métodos da Matemática, do 6º, seja dos módulos presencial ou a distância (EAD) ofertados pelo Centro Universitário IESB.

“É uma iniciativa que contempla tanto a formação inicial dos [futuros] pedagogos quanto a formação continuada na própria escola”, explica Soares. Para ela, a interação ajuda a ressignificar o ensino – tanto para o professor, quanto para o aluno – da Matemática. “Tem gente que não gosta do assunto simplesmente pelo medo comum da disciplina de Matemática em si. Isso vai ajudar a quebrar esse paradigma”, salienta.

Uma vez por mês, a estudante do 6º semestre do módulo presencial, Rejanne de Fátima, se junta a outros colegas de curso, divididos em grupos de trabalho a fim de atender a 10 turmas das séries iniciais. Nas oficinas, ministradas em conjunto com os professores da escola, ela ensina matemática brincando com os alunos. “Quando usamos de jogos lúdicos, o aluno demonstra maior interesse sobre o assunto. Esse é o momento de prática para a Escala de Cuisenaire”, conta.

A metodologia consiste em explorar o ensino das noções básicas e de operações matemáticas por meio de materiais manipuláveis. Rejanne sempre teve facilidade com o conteúdo de Matemática, e atribui boa parte do que aprendeu, ao método. “Quando pequena eu costumava jogar xadrez. Isso facilitou demais na minha visão da matemática e a professora Milene notou isso, e me convidou para o projeto”, lembra.

As oficinas de setembro ocorrem já nesta semana. Nesta segunda-feira (16/9), os alunos do 6º semestre desenvolvem atividades com crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período matutino. Serão explorados desafios matemáticos de adição e subtração usando a Escala de Cruisenaire. Já na quinta-feira (19), os estudantes do 5º semestre antendem às crianças da pré-escola com oficinas de literatura infantil e matemática, com desafios e situações problemas.

Por Felipe Caian Dourado

Mais notícias