Publicado em 30 de outubro de 2017
Três equipes de alunos do curso de Direito do IESB participaram do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos da ONU, as equipes foram coordenadas pelo Professor Ulisses Pereira Terto Neto. São elas:
Equipe Campus Norte:
Alex Vilela Dourado Rocha
Amanda Carvalho Peixoto
Ana Carolina Leandro Costa e Silva
Eduardo Pinheiro Braga
Charles Albert Andrade
Equipe Campus Oeste 1:
Nathalia Alves da Mota Caitano
Vanessa Beatriz Castro de Sousa
Kelly Afonso Clemente
Rangel Salvador dos Santos
Wadison Pereira Fernandes de Souza
Equipe Campus Oeste 2:
Fernanda Karoline Souza de Freitas
Kassia Cristina do Espirito Santo Martins
Magda de Jesus Chabi Sousa
Danilo Costa Teixeira
Roberto Kennedy Ferreira da Silva de Queiroz
A Equipe Campus Oeste 2 obteve nota máxima no dossiê elaborado para o simulado. O objetivo do dossiê era discutir a importância de uma das recomendações feitas no relatório final apresentado pelo Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, Corporações Transnacionais e outras Empresas em 2015. Essas recomendações são direcionadas à governos, empresas e organizações da sociedade civil e pedem mudanças estratégicas visando garantir a plenitude dos Direitos Humanos na atuação empresarial.
Os alunos da Equipe Campus Oeste 2 produziram um dossiê referente à Recomendação n.70, “t”, do Grupo de Trabalho da ONU: “Desenvolver os programas e políticas atuais para combater o trabalho infantil e forçado e evitar o enfraquecimento das salvaguardas, incluindo a atual definição de trabalho escravo”. Com isso, foram condecorados com o certificado de menção honrosa e medalha para todos da equipe além do coordenador.
O projeto foi elaborado e coordenado pelo Professor Doutor Ulisses Terto Neto, com o apoio do Observatório dos Direitos Humanos do IESB, na figura da Professora Doutora Any Avila.
Na última terça feira, 24.10, os alunos foram homenageados em um evento da VII Jornada Jurídica.
Por Junio Silva