Alunos do IESB produzem revista multimídia sobre contrastes sociais

Publicado em 2 de julho de 2018

A publicação traz matérias sobre políticas públicas sociais voltadas às crianças e adolescentes.

Alunos do 7º semestre de jornalismo do IESB lançaram, nesta semana, a Revista Contrastes. A publicação traz matérias sobre políticas públicas sociais voltadas às crianças e adolescentes.De acordo com o professor de jornalismo do IESB, Daniel Oliveira, o objetivo é estimular a prática do jornalismo digital crítico, pautado pelos direitos humanos e pela Constituição de 1988 (CF/88).

Segundo o docente, a publicação tem como proposta desnaturalizar as grandes desigualdades sociais – tanto nacionais como também regionais e locais. “Não podemos nos acostumar com as disparidades que marcam a identidade brasileira. Podemos identificar facilmente quando o próprio Estado brasileiro estimula a desigualdade. Por exemplo, muitas vezes se prioriza pagamento vultuosos de auxílio-moradia para servidores públicos e, contraditoriamente, não são oferecidos recursos necessários para abrigar crianças em situação de rua. E é neste ponto que exercitamos o jornalismo de dados para comparar e deixar explícito este contraste”, explica.

Daniel lembra que o artigo 227 da CF/88 deixa claro que meninos e meninas devem ser prioridade absoluta em todas as políticas públicas – e que é papel da imprensa monitorar o cumprimento, a omissão e as violações de direitos. “Pelo código de ética dos jornalistas, é obrigação do jornalista denunciar desrespeitos aos direitos humanos. Assim como também é fundamental dar visibilidade a proposta de soluções. Os alunos são capacitados e sensibilizados a cumprirem este papel utilizando recursos multimídia com o objetivo de humanizar os números”, completa. A Contrastes foi lançada em caráter experimental e simula uma revista multimídia real. A equipe, composta 100% por alunos, é pautada, redigida e editada pelos estudantes com a supervisão dos professores Daniel Oliveira e Carlos Henrique. Antes de iniciarem a apuração das matérias, os docentes oferecem treinamento em produção multimídia, jornalismo de dados e novas mídias: Estratégias de SEO, Medium e Facebook. Acesse:Revista Contrastes

Mais notícias