Publicado em 10 de outubro de 2019
Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Civil, os egressos do Centro Universitário IESB, Tauler Mota e Danilo de Ávila, propunham desenvolver um aplicativo que auxiliasse os profissionais na realização de cálculos estruturais para a construção de pilares retangulares. O projeto teve conclusão em janeiro de 2019, mas Tauler, ainda tinha pretensões maiores. Com isso, agora em novembro, ele vai apresentar um artigo sobre o aplicativo junto ao ex-colega de curso Rangel Ximenes, em um congresso internacional que ocorre em Natal-RN.
O aplicativo funciona compilando e executando cerca de 100 mil cálculos baseados nos dados inseridos pelos usuários. “Dessa forma, ele chega a um valor mais preciso”, conta Mota. “Na graduação, a forma como aprendemos a fazer essa análise é não-linear. Esse programa executa de forma mais eficiente o cálculo”, explica Tauler.
Para desenvolver o programa, Tauler teve de se desafiar e até buscar auxílio em outros cursos. Além da orientação principal do professor Jairo Bolaños, também contou com a ajuda do professor Kenniston Arraes, da pós-graduação em Dispositivos Móveis do IESB, na elaboração da linguagem de programação para aparelhos com o sistema Android. “Eu pude frequentar as aulas e tirar algumas dúvidas com ele. Acredito que tenha um certo mérito nesse trabalho. Foi a parte mais difícil, pois eu tive que aprender a linguagem de programação por fora”, recorda.
Planos mais altos
Apresentado o TCC e, enfim, graduado, Tauler não quis parar sua pesquisa. O potencial do trabalho para o egresso era “muito grande para ser só uma conclusão de curso”. Foi quando decidiu convidar Rangel Ximenes para desenvolver um artigo científico sobre o app. “Ele se baseou no TCC para compor o artigo, e submetemos juntos”, afirma.
O aplicativo está ainda em fase de testes e, por ter sido criado com intenção acadêmica, ainda não foi submetido à loja de aplicações da Google. “Temos algumas coisas para melhorar no app, já melhoramos muita coisa, e é por isso que fomos chamados para apresentá-lo no congresso”, diz Rangel.
XL Congresso Ibero-Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia
Para divulgar o projeto para a comunidade da Engenharia, Tauler e Rangel submeteram a pesquisa que o baseia no congresso internacional CILAMCE 2019, que ocorre entre 11 e 14 de novembro. “A submissão foi muito bem avaliada pelos organizadores do evento, então estamos empolgados”, declara, animado, Ximenes.
Agora a busca dos egressos é por apoio financeiro para a viagem à cidade de Natal-RN, onde ocorre o evento. “A pesquisa científica é um ramo que pode abrir diversas portas. Meu mestrado é uma das que estou tentando abrir com a apresentação desse aplicativo”, conclui Mota.
Por Felipe Caian Dourado