Cátedra UNESCO: pesquisa de iniciação científica analisa sistema de voto proporcional

Publicado em 27 de janeiro de 2023

Estudante do IESB se propõe a divulgar informações sobre o sistema eleitoral brasileiro

Com o objetivo de incentivar a pesquisa científica e contribuir com o desenvolvimento social, a Cátedra Desafios Sociais Emergentes seleciona, anualmente, projetos alinhados com os objetivos acordados entre IESB e UNESCO: educação, meio ambiente e justiça social. 

Em 2022, cinco pesquisas nas áreas do direito, tecnologia, arquitetura e economia criativa foram selecionadas para serem desenvolvidas durante todo o ano letivo de 2023 com o intuito de fortalecer a investigação, o pensamento crítico e a pesquisa entre estudantes dos cursos de graduação IESB. Os pesquisadores selecionados recebem uma bolsa como incentivo durante todo projeto.

Luciano Nunes Stacciarini Júnior, estudante do 6° semestre do curso de Direito do IESB, foi um dos pesquisadores selecionados pelo PIC Cátedra. Após as últimas eleições, que foram marcadas por manifestações e turbulências relacionadas à democracia e ao sistema eleitoral, Luciano percebeu a relevância social da temática e decidiu pesquisar sobre. 

O projeto “O Sistema de Voto Proporcional: Uma análise do sistema eleitoral brasileiro na dimensão da efetivação da democracia” foi aceito no programa por se relacionar diretamente com os objetivos definidos entre IESB e UNESCO. Para ele, os objetivos são “expandir os conhecimentos acerca do direito eleitoral e divulgar informações que não são do conhecimento do grande público”.

A pesquisa busca levar ao grande público um debate que é extremamente relevante e está em alta. Orientado pela professora Any Ávila Assunção, coordenadora do curso de Direito, Luciano pretende contribuir com o debate do tema tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico.

PIC Cátedra Unesco

Todos os projetos de pesquisa selecionados para a iniciação científica da Cátedra devem contribuir com os ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na RIO+20. A pesquisa de Luciano contempla os itens 4, 10 e 16 dos objetivos globais. Saiba mais sobre os ODS em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O pesquisador ressalta a importância da Cátedra IESB UNESCO o apoio da instituição com o pesquisador: “Essa é uma esperança de poder levar minha pesquisa para mais lugares e ser ouvido por mais pessoas que eu, normalmente, não conseguiria atingir”. O vínculo da instituição com a UNESCO vem desde 2008 e é motivo de orgulho para o IESB, já que reforça a iniciativa de sempre buscar a inovação e contribuir ativamente com a construção de um mundo melhor.

Por Iago Victor Leite

Mais notícias