Cátedra UNESCO: pesquisa de iniciação científica busca inclusão social de pessoas surdas

Publicado em 27 de janeiro de 2023

Projeto visa ensinar crianças surdas a terem o português como segunda língua de forma lúdica

Beatriz Campos Cruz, estudante do 5º Semestre do curso de Cinema e Mídias Digitais, é uma das estudantes que terá a pesquisa apoiada pela Cátedra UNESCO IESB em 2023. A motivação para a pesquisa veio da percepção que muitas pessoas que se comunicam através da língua de sinais não são alfabetizadas em português. ‘’Minha experiência com surdez e o meu contato com pessoas surdas que usam língua de sinais me fez perceber que muitas delas não são alfabetizadas em português, e isso dificulta muito a comunicação com o mundo’’, conta.

A pesquisa ‘’Elaboração de um jogo digital para auxiliar no processo de alfabetização em português como segunda língua para crianças surdas” surgiu em 2021, quando Beatriz se matriculou na matéria ‘’Pesquisa em Jogos’’ e publicou um artigo científico com a ajuda de dois colegas, Davi Dias e Gabriel Bitencourt. 

Após a publicação, o grupo inscreveu o projeto no Eureka Day do IESB, concurso inédito para premiar ideias inovadoras entre estudantes do ensino médio de todo o DF e alunos dos cursos de graduação do IESB, onde recebeu o prêmio de primeiro colocado. A pesquisadora decidiu, então, inscrever sua pesquisa na bolsa PIC Cátedra para ser desenvolvida em conjunto com uma equipe voluntária e orientação do professor Elias Filho, docente do curso de Jogos Digitais. 

Para Beatriz, a alfabetização é um dos caminhos para a inclusão social de pessoas surdas: ‘’Eu acho que tem que ter um esforço dos dois lados: tanto da sociedade para incluir essas pessoas, quanto deles para serem incluídos. Acho que meu projeto foi por esse caminho de capacitar as pessoas para serem alfabetizadas e conseguirem participar mais ativamente da sociedade’’. 

A pesquisadora também ressalta o impacto do apoio da Cátedra em sua pesquisa. Para ela, ‘’a Unesco tem grande poder de influência no mundo sobre a educação. O apoio no meu projeto significa visibilidade em assuntos de acessibilidade educacional para surdos, e isso contribui com o avanço da inclusão social de pessoas com deficiência”.

Saiba mais sobre os projetos de iniciação científica da Cátedra Desafios Sociais Emergentes.

Por Iago Victor Leite

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