Cátedra UNESCO: pesquisa de iniciação científica estuda o protagonismo do povo na formação do Direito

Publicado em 1 de fevereiro de 2023

Pesquisa de Gabriel Remus Macêdo surgiu de seu contato diário com contradições em ambiente de ação social

Gabriel Remus Macêdo, estudante do 9º semestre do curso de Direito do IESB, foi um dos selecionados pelo PIC Cátedra da instituição. O pesquisador atua em ambiente de ação social e, ao se questionar sobre contradições que ocorrem no dia a dia, decidiu se dedicar à pesquisa científica: ‘’É pela pesquisa e pelo estudo que conseguimos explicar essas contradições e encontrar caminhos e soluções para superar esses obstáculos’’.

Seu projeto ‘’De excluídos a atores da formação sócio-jurídica democrática brasileira: o povo como formador do Direito” é um dos cinco contemplados pela Cátedra Desafios Sociais Emergentes no ano de 2023. De acordo com Gabriel, ‘’o interesse primordial é aprimorar a capacidade de estudo e pesquisa para encontrar resoluções, pela análise histórica da sociedade, para os problemas diários do cotidiano da sociedade”.

O objetivo da pesquisa é criar um material que sirva de base para a formação e reflexão de movimentos sociais e na criação de projetos e políticas públicas que superem as contradições que o projeto buscou solucionar. Para isso, Gabriel conta com a orientação do professor Miguel Ivân Mendonça Carneiro e busca inspirações no movimento Levante Popular da Juventude, uma organização de jovens que luta por uma transformação estrutural na sociedade brasileira e nos ensinamentos de professores que o impactaram durante sua trajetória acadêmica. 

Para o pesquisador, ter seu projeto vinculado à Cátedra é um reconhecimento de seu trabalho. ‘’Além da oportunidade de aprimorar minha a capacidade como pesquisador, também é um reconhecimento e retorno do estudo já realizado. Significa a oportunidade de projetar o início de um caminho de muito estudo, pesquisa e de prática social”.

Saiba mais sobre a Cátedra aqui.

Por Iago Victor Leite

Mais notícias