Publicado em 8 de dezembro de 2020
Segundo Beatriz Amália, professora de Gestão de Recursos Humanos, “currículo é a sua marca registrada para a entrada na empresa”, documento formal que contém informações sobre a trajetória do profissional, e é através dele que o contratante pode ou não desenvolver interesse em efetivar o candidato.
Um bom currículo deve dar ênfase nas experiências e vivências que fez parte da trajetória profissional do indivíduo. A especialista conta que um trabalho voluntário, até um estágio temporário, são informações preciosas e interessantes de serem acessadas pelo recrutador.
A organização visual não é o foco, como em um portfólio, por exemplo, mas é um diferencial e é um dos pontos que podem chamar atenção na hora da triagem: escrita, fluência verbal, normas gramaticais e a linguagem formal.
Quando questionada se todas as experiências devem entrar como tópico do currículo, a especialista responde que depende do caso: “Em suma, todas as experiências em um currículo profissional, não. Todas as experiências em um currículo lattes, sim. Todas as experiências no Linkedin, depende. Avalie as experiências que convergem com seus atuais objetivos. Temos que focar sempre nossas realizações e resultados significativos. Às vezes, expor itens a mais pode prejudicar pela falta de foco”.
Em geral, as informações que obrigatoriamente devem constar no documento são os dados pessoais, os objetivos profissionais, formação acadêmica, cursos realizados, desempenho com outros idiomas e com a informática, as experiências profissionais, projetos de extensão, voluntários e participação de eventos, tudo isso ressaltando as potencialidades, destaques e resultados atingidos.
Passo a passo da montagem
Para os que têm dificuldades de organização das informações, o site Meu Currículo Perfeito é uma boa plataforma. Aos que já conseguem seguir o roteiro e já tem familiaridade com a montagem, são recomendadas as plataformas Easel.ly e Visualize.me, geralmente usadas por profissionais da área de Comunicação e Marketing, mas um caminho para quem quer aventurar em novas tecnologias por ser um currículo em gráficos.
A professora explica que: “Alguns da área de gestão estão se aventurando com as novas tecnologias e ferramentas digitais como estratégia de imagem ao passar a informação ao recrutador de que ele investe em conhecimento e informação de processos inovativos”.
Segundo a especialista, para a montagem, o recomendado na literatura é:
Identificação do candidato
Objetivos profissionais
Formação acadêmica
Histórico profissional
Competências e realizações
“Para ser objetivo e se destacar é importante focar na organização, layout, clareza na informação, ética e valor moral da trajetória do profissional”, finaliza a professora.
Por Isadora Mota