Publicado em 30 de janeiro de 2025
Fundado em 2013, o curso de Teatro do IESB oferece uma formação sólida e inovadora para quem deseja atuar nas artes cênicas. Idealizado pela mantenedora Liliane Barbosa, o curso se destaca como um importante centro de formação e fomento cultural, preparando profissionais altamente capacitados para os desafios do mercado teatral.
A cada semestre, o projeto IESB em Cena proporciona aos alunos uma experiência imersiva na produção de espetáculos teatrais, permitindo que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciem o processo criativo e produtivo de uma peça.
Amanda Miranda foi aluna da primeira turma do Bacharelado em Teatro do IESB e relembra com carinho como tudo começou. Recém-chegada de Santa Catarina, ela foi incentivada por um amigo a participar da primeira aula do curso. “Eu fui à primeira aula e nunca mais fui embora”, conta. Ela se encantou pela estrutura do curso, que oferecia disciplinas como corpo, dança, teatro e voz, e pela qualidade dos professores, o que a fez seguir firme na formação.
Durante o curso, Amanda teve a oportunidade de estrear no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). “O IESB também me deu a oportunidade de estrear no CCBB em Brasília, com uma peça do grupo Teatro dos Ventos, o nome da peça: Ve(ne)nus, com o então coordenador Fernando Martins, que escolheu a dedo os alunos que queria para estar na peça com ele”, relembra.
Além dessa experiência, ela ingressou no grupo internacional de teatro musical VocaPeople, com o qual fez turnês por mais de seis países e também no Brasil. Para conciliar os ensaios com a faculdade, ela precisou trancar um semestre, já que as preparações eram em São Paulo. “Mas quando voltei para o curso, depois que terminei os ensaios, consegui conciliar os trabalhos com a faculdade, porque a carga horária era muito organizada, com aulas de segunda a sexta, sempre no mesmo horário”, explica.
Amanda considera o curso no IESB um divisor de águas em sua carreira. Hoje, ela integra a Cia. de Teatro Pacatatu, em São Paulo. “Foi o único curso que me prendeu do início ao fim e que me trouxe uma carreira mais sólida e mais oportunidades de trabalho, com muito conhecimento agregado para que eu pudesse exercer minha profissão com confiança.”
Ao comparar sua experiência no IESB com a vivência que teve na Universidade de Brasília (UnB), Amanda destaca a importância de uma rotina bem definida. A organização das aulas, com turnos fixos, foi um diferencial que possibilitou que ela começasse a trabalhar enquanto ainda estudava. “Ter essa estrutura de turnos bem definidos foi muito importante para que eu pudesse iniciar trabalhos profissionais”, afirma.
O curso também se beneficia de parcerias interdisciplinares com outros cursos da instituição, como Publicidade e Propaganda e Cinema e Mídias Digitais. O IESB reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade proporcionando aos alunos uma vivência única e enriquecedora, com a oportunidade de atuar em produções que envolvem diversas áreas da comunicação e arte.