Dia do Contador: saiba quais NÃO são as funções desse profissional

Publicado em 22 de setembro de 2020

O contador não é um “faz de tudo”. Ele atua, principalmente, nos campos jurídicos, logísticos, financeiros e até mesmo em partes de tecnologia da informação.

No dia do contador, o IESB conversou com os professores Augusto Campos e Ricardo Dias Paz, do curso de Ciências Contábeis, e eles revelaram um pouco do que um contador não faz no dia a dia.

Nas palavras do professor Augusto, “Fica parecendo o profissional do faz de tudo”, mas não é papel de um profissional da contabilidade auxiliar em todas as áreas, mesmo que seja de extrema importância ficar atento a uma visão geral dentro de uma empresa. Dessa forma, sua contribuição vai, principalmente, para os campos jurídicos, logísticos, financeiros e até mesmo em partes de tecnologia da informação.

Em relação à “colocar a mão na massa”, ou melhor, nos números, o professor Ricardo Dias traz um exemplo da área financeira, relacionada com as demonstrações contábeis. Resumindo, um contador trabalhando com finanças não elabora documentos, como a demonstração do resultado do exercício e demonstração do fluxo de caixa.

As duas atividades trazem valores de despesas, receitas e lucros que podem ser mensais, trimestrais, ou anuais. Esses documentos, na verdade, são gerados pelos sistemas contábeis, que são bancos de dados intermediados pelos contadores. “Nessa data especial é importante se informar sobre a dinâmica de trabalho dos contadores, mas, também, mostrar as aplicações que eles não realizam”.

Por Ana Cristina Morbach

Mais notícias