Publicado em 7 de abril de 2022
O curso de Jornalismo foi incluído na cartela de produtos do IESB no ano 2000, dois anos depois da inauguração da instituição. Nesse mesmo ano, três fatos jornalísticos mobilizaram a imprensa e os jornalistas
O Dia do Jornalista é celebrado, no Brasil, em 7 de Abril. A data foi escolhida em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, que morreu de forma misteriosa, onde, segundo registros, ele foi alvo de inimigos políticos. A data é uma oportunidade para refletir sobre a liberdade de imprensa e sobre o valor do jornalista dentro da sociedade. Por isso, fomos atrás de fatos marcantes, reportados por jornalistas, no ano em que o IESB disponibilizou o curso de jornalismo na instituição.
Brasil no topo do esporte: Guga chega em primeiro lugar do mundo no Tênis
Em dezembro de 2000, Gustavo Kuerten se tornou o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial no tênis. A superação do jogador foi motivo de orgulho no Brasil e movimentou a imprensa, que parou para trazer todas as informações sobre o fato recorde. Apenas após algumas derrotas e poucas vitórias, Gustavo realizou uma revanche não apenas em busca da vitória, mas pelo título e tomar o primeiro lugar.
Avanço da ciência: Genoma humano é anunciado
O projeto de genoma humano já era estudado desde 1989, mas foi em abril de 2000 que o geneticista americano Craig Venter anunciou que 99% do genoma humano havia sido decodificado. A notícia foi uma sensação, embora somente meses depois, em 15 de fevereiro de 2001, o projeto foi publicado com resultados cientificamente revisados, nas revistas científicas Science e Nature.
Violência e tragédia no Rio de Janeiro: Sequestro do ônibus 174
Em junho de 2000, o assaltante Sandro do Nascimento entrou em um ônibus de linha 174, no Rio de Janeiro, e fez dez passageiros como reféns. No momento do sequestro ele obrigou uma passageira fingir que estava morta. Horas depois, o criminoso desceu do ônibus com a professora Geisa Firmo Gonçalves, usando a passageira como escudo, que acabou sendo atingida por um disparo feito por policiais. O sequestrador também morreu durante a operação. Os telejornais acompanharam todo o assalto, ao vivo, até o desfecho trágico.
Por Ana Paula Lima.