Dia do Profissional de Marketing: confira três cases de comunicação que se tornaram marketing de sucesso

Publicado em 7 de maio de 2020

Renan Sousa, professor do curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB, selecionou ações para você se inspirar

Celebrado em 8 de maio, o Dia do Profissional de Marketing destaca a importância do profissional que trabalha diariamente com a criação e disseminação de ideias, usando responsabilidade e criatividade para enviar mensagens. Para comemorar a data, o professor do curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB, Renan Sousa, selecionou três cases de comunicação que se tornaram marketing de sucesso para mostrar a importância desse profissional.

Para Renan, “falar a língua do público é fundamental para qualquer marca ou causa que queira ser bem sucedida. Adaptar o discurso e se aproximar das pessoas faz a diferença”. Por isso, campanhas impactantes e atrativas só podem atingir o sucesso com uma comunicação efetiva. Conhecendo bem o público-alvo e a linguagem necessária, uma boa estratégia de comunicação pode gerar visibilidade, crescimento da marca, contato com novos públicos e cases de sucesso.

“Os dois primeiros vão no caminho oposto do que se espera na comunicação. Falam de tabus: o feio e a morte”, conta o professor. Já o terceiro case é uma ótima referência para entender o processo de adaptação e preocupação que uma empresa tem com o seu público-alvo. Afinal, de que adianta transmitir histórias que poucas pessoas vão entender?

Confira os cases:

Crocs: ugly can be beautiful

Quando se pensa nos sapatos de borracha da marca Crocs, um dos primeiros atributos levantados é que, apesar de confortáveis, os produtos são visualmente feios. O objetivo da campanha é utilizar esse adjetivo ruim para transformá-lo em uma característica positiva. O que pode ser feio para você é bonito para outras pessoas. Dessa forma, com um case de comunicação super inteligente e bem implementando, vemos que “ugly can be beautiful” – o feio pode ser bonito.

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Cemitério Jardim da Ressurreição

Esse case mostra um grande desafio da Comunicação: como falar de um tabu de forma que a mensagem não fique pesada? Tratando a morte com um tom leve e descontraído, o Cemitério Jardim da Ressurreição conseguiu virar o jogo e se divulgar no Facebook e no Instagram, conquistando cada vez mais seguidores, sempre com postagens tranquilas em um tom de brincadeira. Esse é um excelente exemplo de como uma boa comunicação pode ser efetiva para transformar um assunto difícil em algo que atraia a atenção do público.

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Pixar Animation Studios

Investindo tempo e planejamento na adaptação dos filmes para todos os fãs ao redor do mundo, a empresa pertencente à Walt Disney Company é mestre em comunicação em larga escala e grande referência no mundo. Conquistando fãs não apenas pela tradução da fala, a Pixar se preocupa com a tradução da imagem dos filmes, alterando frases e objetos para se adequar à audiência internacional.

Indicado pelo professor, esse vídeo em inglês oferece vários exemplos do sucesso comunicacional da empresa: 

Por Vitórian Tito

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