Publicado em 17 de novembro de 2021
Em transmissão ao vivo, convidados e alunos do Centro Universitário se reuniram para buscar alternativas para um mundo mais justo e menos intolerante
Em comemoração ao Dia Internacional da Tolerância (16/11), a Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes, sediada no IESB desde 2008, reuniu convidados para celebrar a data e discutir o assunto em live no canal no YouTube da instituição. O ciclo de debates instigou os estudantes sobre a intolerância no dia a dia, levando-os a pensar o papel da educação como agente fundamental na luta contra a violência nas relações sociais, com o objetivo de formular alternativas para criar espaços de diálogos que promovam mudanças reais.
O evento foi uma celebração à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995 e faz parte de uma lista de temas importantes a serem debatidos ao redor do mundo, todos selecionados pelo órgão. O objetivo é promover diálogos em diferentes temáticas para minimizar conflitos, oportunizar a cooperação entre comunidades e criar cenários onde diferentes países, cidadãos e culturas sejam respeitados.
A Cátedra do IESB abre espaços férteis e seguros para troca de experiências e pretende promover, ao longo dos próximos semestres letivos, ainda mais encontros entre a comunidade. Na live, a professora Eda Machado, fundadora do IESB e diretora da Cátedra na instituição, recebeu os alunos para um bate-papo com o professor Luiz Cláudio Costa, reitor do Centro Universitário; Dr. Renato Zerbini, presidente do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU no Brasil; Dr. José Rossini, professor do mestrado em Direitos Sociais do IESB e Membro Titular da Comissão Especial de Educação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB); e Elany Leão, membro do Conselho da Cátedra IESB. Juntos, convidados e estudantes pensaram em alternativas para construir um mundo mais tolerante a partir da educação.
Um princípio fundamental
O professor Renato Zerbini acredita que os temas de educação, justiça social e meio ambiente, todos trabalhados na Cátedra do IESB, são fundamentais para afirmar a dignidade humana e a cidadania universal no século XXI. Nesse sentido, ele explica que a tolerância está amplamente relacionada aos direitos humanos e significa o ato de coexistir e aceitar o que é diferente, desconhecido e até mesmo não desejável para criar convivência pacífica entre culturas e pessoas diferentes.
“Tolerância não é concessão, condescendência ou indulgência. A tolerância é, antes de tudo, uma atitude fundada no reconhecimento dos direitos humanos e das liberdades fundamentais do outro. Ela contempla justamente o apreço pela variedade de culturas, de formas de expressão e de existir como ser humano”, disse.
Para semear esses ideais, a UNESCO criou, em 1995, a Declaração de Princípios sobre Tolerância. No artigo 4° do texto, a educação aparece como uma das ferramentas para que esses objetivos se concretizem. “A educação, não há dúvidas, é um dos meios para criar um caminho de tolerância e foi listada pela ONU neste dia internacional. Então combater a intolerância requer educação”, destacou.
Renato Zerbini contou ainda que as ações locais do IESB para incentivar o senso de comunidade representam um dos caminhos para confrontar a crescente escalada da intolerância. “Uma educação plural, aquela que acontece de diversas formas e contempla múltiplas narrativas, permite novos olhares e transformação do medo e da ignorância. Isso é fruto da educação”, completou.
Séculos de intolerância
O Dr. José Rossini, professor do mestrado na instituição, apresentou pensadores, filósofos e sociólogos que escreveram sobre o tema ao longo dos séculos e fez um breve contexto histórico a respeito do surgimento da intolerância, desde o iluminismo e a revolução francesa até os dias de hoje. Assim, o professor explicou as preocupações humanísticas em um panorama histórico e trouxe a importância do ambiente pedagógico para que se construa uma perspectiva dignificante das relações sociais.
Para o professor, é essencial trabalhar a temática da tolerância na educação. “Tolerância é o valor que remete não a nós mesmos, porque isso seria egoísmo, mas que remete ao outro. O outro é quem nos desafia ao exercício da tolerância e o outro é o nosso caminho para a humanidade”, destacou.
Dessa forma, o princípio é fundamental para promover um mundo com mais cooperação, diálogo e solidariedade entre diferentes culturas. “Não há nenhum outro caminho senão este que edifica pontes entre as pessoas, que edifica diálogos entre os povos em busca de uma consciência universal e que nos conduza ao advento de um mundo só, um mundo marcado pela educação como forma de superação da violência”, finalizou.
Cátedra Desafios Sociais Emergentes
A live foi promovida pela Cátedra Desafios Sociais Emergentes, um pacto selado em 2008 entre o órgão internacional e o Centro Universitário para promover a cooperação interuniversitária e um mundo melhor a partir da educação, meio ambiente e justiça social. Clique aqui e saiba mais sobre a Cátedra.
Para conferir a live na íntegra, clique aqui
Por Vitórian Tito