Publicado em 15 de julho de 2020
Quando o estudante de Relações Internacionais Uendel Almeida de Araújo Júnior ficou desempregado, no início de 2019, uma colega de turma havia recomendado que ele fizesse o cadastro no Portal de Empregabilidade oferecido pelo Núcleo de Atenção e Apoio ao Discente e Egresso (NAADE) do Centro Universitário IESB. Logo após sua inscrição, Uendel recebeu a notícia de que tinha uma vaga para o perfil dele. Uendel participou do processo seletivo e foi contratado.
“Eu fui ao campus Sul atualizar meu currículo junto a uma das atendentes do NAADE. Alguns dias depois, eu recebi uma ligação do núcleo, sugerindo que me candidatasse a uma vaga de estágio que havia aberto naquela semana”, conta o aluno, que ainda está empregado e atualmente está no último semestre do curso. “É enriquecedor. O estágio tem aberto as portas e a visão de mundo sobre minha profissão. Quando entrei no curso, visava apenas a concurso público. Hoje, vejo que tenho uma gama de possibilidades nas mãos”, conta.
O objetivo do NAADE Carreiras é impulsionar e incentivar a extensão acadêmica por meio de estágios e oportunidades de empregos. O programa é voltado para os alunos da Instituição e formaliza os processos de estágios, fomenta o relacionamento e parceria no mercado e integra oportunidades profissionais e de estágio. “Além disso tudo, também contamos com o planejamento estratégico de carreira e atuação do aluno”, completa a coordenadora, Mariele Ferreira de Oliveira.
O núcleo ainda oferece aos egressos da instituição aquela ajuda na hora de garantir sua primeira oportunidade de emprego. “Nele, desenvolvemos atividades que estimulam a inserção do egresso no mercado de trabalho, favorecendo uma maior integração entre as práticas pedagógicas e as demandas do mercado de trabalho”, completa a coordenadora.
A Instituição conta também com o Núcleo de Estágio, setor responsável pelo gerenciamento de estágios, empregos e processos de Trainee, dando suporte aos alunos na carreira e auxiliando no desenvolvimento profissional.
No processo de contratação, o aluno conta com orientação profissional, recebe direcionamento de como se portar em entrevistas, dicas e testes.
Para ter acesso às oportunidades, basta que o aluno se cadastre no portal (clique aqui). Nele, ainda são disponibilizadas palestras e oficinas para aprimoramento curricular e desenvolvimento pessoal e profissional do estudante.
Por Felipe Caian Dourado