Estudos apontam que cursar uma pós-graduação pode resultar em aumento salarial

Publicado em 22 de dezembro de 2022

Além de facilitar o networking e o destaque no mercado de trabalho, investir no lifelong learning pode levar profissionais a obter maior renda

Cursar uma pós-graduação representa um ponto de virada na carreira profissional em diversas áreas. A busca pelo lifelong learning, isto é, o aprendizado ao longo da vida, requer compromisso, tempo e investimento, mas pode trazer recompensas palpáveis, fortalecendo o currículo e, conforme apontam pesquisas recentes, refletir em melhores salários.

Segundo estudo divulgado pelo Instituto Semesp, um profissional com especialização de nível superior, seja ela Lato Sensu (especialização, MBA etc.) ou Stricto Sensu (mestrado ou doutorado) tem chance de rendimento mensal 150% maior do que aqueles que têm somente a graduação. E os benefícios são ainda maiores.  “Os estudantes que procuram uma pós-graduação têm o objetivo de alavancar a sua carreira profissional, aprofundar os conhecimentos em uma área de estudo e ter melhores oportunidades de emprego e salário. Além disso, fazer uma pós-graduação é uma ótima oportunidade para o profissional explorar novas áreas, ampliar o networking, desenvolver novas habilidades e se preparar para os próximos desafios”, explica Zeli Ambros, coordenadora de pós-graduação do Centro Universitário IESB. Segundo ela, profissionais que possuem especialização têm sido mais requisitados. “Isso porque as empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais com autonomia, criativos e multifacetados, que saibam transitar em diversas áreas, mas que tenham domínio sobre um determinado assunto. E isso é o que oferecemos no IESB. Em nossos cursos, o aluno aprende, por exemplo, noções de inovação, comunicação digital, direito e empreendedorismo para contribuir no seu desenvolvimento integral”, completa Zeli.

Referência em empregabilidade, o IESB possui mais de 100 curso de pós-graduação em seu portfólio e todos alinhados ao atual mercado de trabalho. Entre eles, estão com inscrições abertas na modalidade 100% Ensino a Distância: Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Marketing; Marketing Digital; Gestão de Projetos; Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching; MBA em Gestão Empresarial; Segurança da Informação; Administração Pública; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Docência na Educação Superior e Estética Avançada. Também são oferecidos, Enfermagem Terapia Intensiva, na modalidade híbrida; e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0; MBA em Licitações Públicas e Contratos Administrativos; Imersão em Ciência de Dados e suas Aplicações; e Terapia Cognitivo-Comportamental na modalidade remota, com aulas on-line ao vivo.

O mercado promissor das novas tecnologias Em um cenário cada vez mais digital, com proliferação de dados, redes sociais, automação e dispositivos inteligentes, estudar as novas tecnologias é um excelente caminho para quem busca construir uma carreira de sucesso. “Nos últimos anos, o marketing e a comunicação digital transformaram muito. Então, o profissional que trabalha ou pretende atuar nessa área precisa aumentar o seu repertório e entender um pouco de tecnologia, sociologia, psicologia, além de como construir e desenvolver estratégias de negócios. Esse conjunto de competências vão permitir que o profissional construa estratégias de marketing e comunicação muito mais assertiva”, explica Marcelo Minutti, coordenador da pós-graduação de MBA em marketing e comunicação digital do IESB. Com mais 25 anos de experiencia em inovação, comunicação digital, design de negócios e tecnologia, o docente já teve passagem por grandes empresas como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Google e Facebook.

Marcelo Minutti, coordenador da pós-graduação de MBA em marketing e comunicação digital do IESB

O professor lembra que, para conseguirem atingir seus públicos, as empresas estão dependendo de profissionais de marketing que atuem em várias frentes, desde a comunicação na área de produtos institucionais e comunicação interna, até expertise em campanhas e vendas de produtos. “Por isso a importância de uma especialização para quem busca se destacar neste mercado em movimento”, reforça o professor Minutti.

A prática do Mestrado Profissional

O IESB também oferece um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu com dois cursos de mestrado profissional: Gestão Estratégica de Organizações; e Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios. Uma das principais vantagens destes cursos é que o mestrado profissional dá as condições para que o estudante faça pesquisa e aprenda a aplicá-la na prática, direto no trabalho. Ou seja, as pesquisas realizadas nessa modalidade têm impacto público, promovendo a inovação.

“Diferente do mestrado acadêmico, que visa, primordialmente, o preparo de profissionais para atuação na docência superior e pesquisa acadêmica, o mestrado profissional é voltado para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a demanda do mercado de trabalho. No caso do IESB, como os professores têm experiência e participação na atividade profissional, eles trazem casos reais de soluções de problemas na área do conhecimento estudada, potencializando a aprendizagem do aluno e sua atuação na área de trabalho”, enfatiza a professora Zeli. Entre os principais benefícios para a carreira do estudante do mestrado profissional, a coordenadora destaca: qualificação intelectual e profissional, possibilidade de estudar fora do país, fazer networking, melhorar as oportunidades de trabalho, possibilidade de lecionar no ensino superior e desenvolver o pensamento crítico.

Emerson Marialva de Jesus, superintendente de gestão de pessoas da Infraero, é um dos exemplos do impacto do Mestrado Profissional do IESB na carreira. “Posso dizer que, no meu trabalho, o mestrado trouxe muitos significados por meio de uma teoria com a aprendizagem efetiva. Com o passar do tempo no curso, fui entendendo muito mais conceitos que, ao aplicá-los na empresa, me transformou. Subi de patamar. Eu era gerente, agora eu sou superintendente da empresa. O mestrado me trouxe este conhecimento transformador porque a educação faz isso”, completou Emerson.

Mais notícias