Filmes de egressos do IESB são exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Publicado em 17 de novembro de 2022

 Festival é um dos mais renomados do Brasil

A edição 2022 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro conta com uma novidade importante para nós.

Duas produções assinadas por egressos do nosso curso de Cinema e Mídias Digitais estão entre os filmes da mostra, que ocorre até o dia 20 de novembro.

As obras dos nossos alunos são os curtas Reviver, a ser exibido no dia 18 de novembro, e Desamor, apresentado no dia 15.

Reviver

Criado a partir do trabalho de conclusão de curso (TCC) do diretor Vinícius Schuenquer, o projeto Reviver foi abraçado por outros colegas do curso de Cinema, que deram vida e forma ao curta.

O filme é um drama fantástico uma costureira que, em isolamento pela pandemia de Covid-19, lida com um relógio que a faz reviver lembranças de uma perda.

Conversamos com a equipe responsável pelo curta para entender melhor como foi a produção. E um detalhe chamou a atenção, porque reforça o nosso conceito de teoria e prática: colocar a mão na massa no início do curso foi fundamental para o desenvolvimento dos alunos.

“O IESB tem na proposta dele praticar muito. Desde o início do curso, a gente aprende a por a mão na massa”, destaca Vinícius, que ainda pontua sobre o desejo de fazer um filme no formato de alegoria.

Segundo ele, o TCC do curso de cinema foi a oportunidade perfeita para tirar suas ideias do papel.

“Queríamos falar algo que envolvia o sentimento do isolamento social, ansiedade, depressão e solidão, tudo em volta de uma perda. Cada personagem representa algo, como a protagonista representa a solidão. O filme surge da ideia de trazer esse algo oculto, trazer essa sensação de tempo perdido”, explica.

Os membros da equipe técnica do filme estão muito felizes em participar do FestBrasília.

“É muito recompensador por causa do nosso estudo e esforço, e ser reconhecido por um festival tão importante é muito empolgante”, comenta João Vitor Fernandes, diretor de fotografia de Reviver.

A diretora de arte e também produtora, Letícia Castanheira, comenta sua experiência no projeto: “É uma oportunidade de fazer networking, pois são essas pessoas que vão pro mercado junto de você”.

Desamor

O projeto Desamor é escrito e dirigido pelo egresso Herlon Kremer, tendo sido feito para o Projeto Integrador do curso de Cinema. Com uma equipe de oito pessoas e quatro atores e dispondo de recursos próprios, o curta-metragem foi gravado em setembro de 2019 em um apartamento localizado na Asa Sul.

O filme conta a história de Heloísa, uma senhora aposentada que convive com seu marido, Alfonso, ao longo de vários anos. A rotina e o desgaste da relação fazem com que ela reavalie seu casamento e considere a possibilidade de terminar o matrimônio de uma maneira nada convencional.

Dentre os membros da equipe técnica de Desamor, está Vitor Pinheiro, produtor executivo do projeto. Sua jornada no cinema começou cedo: no ensino médio, ele também participou do FestBrasília, na mostra estudantil.

Vitor não só teve seu curta exibido no festival, como também ganhou o prêmio da mostra, que contava com uma bolsa de estudos no IESB.

Agora no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Vitor demonstra sua satisfação por estar mais uma vez participando, agora com Desamor.

“Essa indicação realmente alavanca bastante nossa carreira, por ser o principal festival de cinema do Brasil. Acredito que vai trazer muitos frutos para a gente”, afirma ele.

Herlon, o diretor, ficou muito feliz em ter entrado para o festival, principalmente por já ter frequentado o FestBrasília como espectador. Ele comenta que o foco agora é começar a entender o mercado do cinema no Brasil.

“Estamos batalhando por espaço, queremos entender onde distribuir esse projeto. Pretendemos estender nossos trabalhos, alcançar mais gente e fazer nosso nome no mercado”, conclui.

Mais notícias