Publicado em 22 de setembro de 2020
Em meio a um mar navegado ainda em sua maioria por homens, duas navegantes – já bastante experientes – alcançaram destaque em um trabalho desenvolvido para a disciplina de Mecanismos de Controle de Acesso à Informação, do curso de Pós-graduação em Segurança da Informação EAD do Centro Universitário IESB. Cristina Viana Batista e Nilva Faria Rodrigues, atualmente no primeiro semestre do curso, produziram uma cartilha sobre as principais ferramentas de segurança e boas práticas para a prevenção de ataques em hosts (redes ou dispositivos em rede), orientadas pelo professor William Almeida, responsável pela disciplina.
“É especial saber que tivemos um desempenho no trabalho que agradou os professores. Enquanto mulheres, num meio que ainda está longe de ter cenários de atuação e cobrança justas entre homens e mulheres, é importante estar nessa posição de destaque”, afirma Cristina, que trabalha desde 2007 com Sistemas, Tecnologia e Segurança da Informação.
O projeto concorria ao lado de outros 30, e figurou na primeira colocação entre os cinco principais produtos apresentados pelos estudantes, no fim de agosto. “O projeto começou em 6 de agosto e foi terminar, com as apresentações, no dia 22”, explica William.
Foi montada uma espécie de mesa de avaliação, composta por professores e convidados. “Os professores Juliano Pretzz, coordenador de Ensino e Tutoria do EAD IESB, o coordenador do curso, professor Francisco Marcelo, e a professora Patrícia Moscariello, coordenadora de Engenharia de Software na Instituição, nos ajudaram a avaliar os trabalhos. Tanto em termos de conteúdo quanto de estética, o trabalho das meninas se sobressaiu”, conta o professor.
A outra componente do trabalho, Nilva Faria Rodrigues, também já tem experiência no setor. Ambas decidiram se matricular na pós em Segurança da Informação para terem ainda mais arcabouço teórico e técnico para suas atividades profissionais. “O mercado é bastante competitivo, e eu vi que precisava buscar novos conhecimentos para poder ter um currículo que se destacasse”, argumenta Nilva.
Confira as cinco cartilhas indispensáveis para compreender o básico de Segurança em Hosts:
Ferramentas de Segurança em Hosts
É seguro comprar pela internet?
Dicas de Segurança em Computador (Host)
Felipe Dourado