IESB comenta tema da redação do ENEM 2021

Publicado em 26 de novembro de 2021

Para a professora do Colégio IESB Kathiélle Silva Santos, o tema reacende a reflexão sobre como o Enem tem um grande poder social, enquanto expõe um problema, a falta de discussão sobre os direitos básicos dentro de sala de aula

Criado em 1998, o ENEM foi instituído com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Neste ano, o tema da prova – “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o tema da redação deste ano – foi surpreendente, pegou muitos estudantes de surpresa, e chamou a atenção para a importância de conhecimentos sociais básicos, como a do registro civil, que é uma das especialidades cartoriais no Brasil que tem a atribuição legal de praticar os principais atos civis das pessoas, como nascimento, casamento e óbito. Há ainda outras situações, como reconhecimento de paternidade, alterações de nome.

Para a professora do Colégio IESB Kathiélle Silva Santos, o tema reacende reflexões sociais importantes. “O Enem é uma prova com um grande poder social, este tema reacende esse papel, trazendo reflexão sobre a nossa sociedade e suas mazelas”, afirma a docente. A estranheza dos estudantes perante o tema, segundo a professora, expõe um problema de conhecimento. A professora aponta que a importância do registro civil é basilar, sem ele, não se tem acesso aos direitos mais fundamentais como educação e saúde. ”Ficou claro que os direitos básicos não são temas de discussões em classe, infelizmente. Por muitas vezes, essas questões que estão mais enraizadas na nossa sociedade, passam despercebidas, invisíveis, ao nosso olhar” relata Kathiélle.

A temática deste ano “elevou o patamar das problemáticas expostas pelo Enem, foi mais profundo em uma questão primária da sociedade, o direito à cidadania. Para dissertar sobre um tema tão importante, Kathiélle é certeira na dica. “Temos que trazer esses temas que abordem diretamente nas bases dos valores sociais para podermos desenvolver estratégias de mudança”, alerta.

A próxima etapa do Enem será realizada no dia 28/11 e os resultados serão divulgados no dia 19/01/2022, segundo o INEP.

Por Lukas Cortez

Mais notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao acessar nossas páginas, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.