Publicado em 17 de abril de 2015
O curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário IESB ministra a disciplina Projeto Integrador I, II, III, IV e V em sua grade curricular. De uma maneira inovadora, a matéria alinha teoria e prática, premissas do IESB.
O objetivo da disciplina é fortalecer a formação multidisciplinar ensinando ao aluno a desenvolver em equipe um projeto em automação e robótica utilizando metodologias de ensino de engenharia. Para a coordenadora do curso, professora Patrícia Moscariello, Projeto Integrador é importante na grade curricular porque os alunos podem aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. “É nesta disciplina que os alunos aprendem o conceito e as etapas de um processo de desenvolvimento de um Projeto de Engenharia”, afirma a coordenadora.
As matérias de Projeto Integrador I, II, III, IV e V implementadas no Centro Universitário IESB desde 2010, consistem no desenvolvimento de projetos por parte dos alunos com o suporte de um professor. A finalidade da disciplina é criar essa sinergia entre a grade curricular de conotação forte em matemática e física e as suas aplicações em engenharia, tentando amadurecer a percepção que o estudante tem pela profissão. Este processo sinérgico deve ser progressivo e a metodologia de desenvolvimento é de fundamental importância.
Para o professor Eber Huanca Cayo, que ministra Projeto Integrador I e V, trata-se de uma metodologia de ensino de engenharia baseada em desenvolvimento de projetos através das disciplinas de projeto integrador. “Nesta metodologia abordam-se questões administrativas e técnicas do desenvolvimento de um projeto durante um semestre”, explica o docente. Essa disciplina constitui em uma ferramenta eficaz de ensino de engenharia, o que permite ao aluno vivenciar um ambiente de trabalho de engenharia a pequena escala e a utilizar os seus conhecimentos prévios (disciplinas de cálculo, física, desenho gráfico, circuitos elétricos, etc.) no desenvolvimento de um projeto. Para isso, os grupos de estudantes seguem dois guias: PMBOK (que passa pelos processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Finalização) para aspectos administrativos e gerenciais, e o processo de projeto de engenharia (Engineering Design) para o desenvolvimento técnico do projeto.
O professor Eber também salienta que o ensino de engenharia baseada em desenvolvimento de projetos é uma metodologia adotada por diversas universidades nacionais e estrangeiras que tem mostrado resultados positivos.
Por Laura Maria