Publicado em 19 de abril de 2022
O encontro discute políticas e investimentos na atenção à saúde mental no DF e resultará na aprovação de propostas para a melhoria e ampliação dos serviços oferecidos pelo SUS
O IESB de Ceilândia recebe, até às 18h desta terça-feira (19), a etapa regional da 3ª Conferência de Saúde Mental do Distrito Federal. Ao longo de todo o mês de abril, as sete regiões de saúde do DF receberão os eventos. As propostas elaboradas nas etapas regionais serão enviadas para a conferência distrital, que ocorrerá em 8 e 9 de junho e será preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Nacional, etapa nacional do evento a ser realizada entre 8 e 11 de novembro, em Brasília.
Diretora do Campus Oeste, professora Mirela Berendt Pinto da Luz, é uma das convidadas do evento. A professora destacou a importância do investimento em saúde mental e lembrou que, somente em 2021, o IESB, por meio do atendimento psicológico oferecido à população pelo curso de Psicologia, atendeu cerca de 29 mil pessoas que precisavam de apoio psicológico. “O IESB está orgulhoso em sediar este evento, especialmente por perceber, desde 1990, um desmonte da seguridade social e dos recursos voltados para essa área da saúde”, pontuou a diretora.
Conheça os serviços oferecidos pelo IESB – https://www.iesb.br/comunidade/
Para a coordenadora do curso de Psicologia do IESB, Danielle Sousa da Silva, a falta de investimentos nessa área ocasiona retrocessos significativos para a população mais fragilizada, como, por exemplo, a redução dos pontos de atendimento e de serviço público de saúde para pessoas a partir de 18 anos que apresentem sofrimento psíquico. “Nos últimos anos, houve uma inversão, que levou investimentos para hospitais psiquiátricos e isso é um retrocesso nos avanços que já haviam sido conquistados. Pessoas com transtornos mentais, deficiências intelectuais, não podem ser cerceadas, isoladas, e, pelo contrário, devem ser atendidas pelo direito de ser cuidadas em liberdade, o que é um direito e garantia à cidadania”, alertou a professora.
A participação nas etapas regionais é aberta à comunidade, em especial às pessoas envolvidas com a política de saúde mental. Os debates resultam na aprovação de propostas para a melhoria e ampliação da política de saúde mental no âmbito regional, distrital e nacional; e o resultado das conferências deve ser implementado pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Agenda:
Conferência da Região e Saúde Norte
26 de abril, das 8h às 18h
Instituto Federal de Brasília
Inscrições: https://forms.gle/bTaHrw3ERYM2cFwVA
Conferência da Região Sudoeste
27 de abril, das 8h às 18h
Faculdade Estácio Taguatinga Sul
Inscrições: https://forms.gle/rL37vXfbMjZ9xNhu5
Conferência da Região Central
29 de abril, das 8h às 18h
Local a definir
Inscrições: em breve
Por Camila Costa