IESB promove segunda capacitação da Blackboard

Publicado em 5 de março de 2015

O Centro Universitário IESB ofereceu aos seus professores a Segunda Capacitação da plataforma Blackboard no último sábado (28.02). A ação ainda contou com a presença da professora Eda Coutinho encerrando o evento.

O Centro Universitário IESB ofereceu aos seus professores a Segunda Capacitação da plataforma Blackboard no último sábado (28.02). A ação ainda contou com a presença da professora Eda Coutinho encerrando o evento.

A capacitação orientou os docentes a fazerem o uso adequado da plataforma e poderem trabalhar melhor suas estratégias pedagógicas dentro da Blackboard. Para o professor e gerente de TI do IESB, Rodrigo Estevam, as ferramentas que o sistema oferece permite que o estudante seja mais dinâmico dentro do ambiente acadêmico. “E, consequentemente, mais conectado à realidade dos nossos alunos, que têm na tecnologia, uma habilidade praticamente nativa nesta era da informação”, afirma Rodrigo.

O projeto de adoção da Blackboard na modalidade de ensino presencial tem por finalidade a inserção de professores e alunos no universo dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Essa inclusão resulta em uma melhoria significativa na comunicação, acesso a conteúdos, fóruns para discussão de temas das aulas, simulados, dentre outros recursos que possam fornecer maior qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

Assim, a plataforma é um recurso positivo para os professores do IESB. Ele assume um papel mais ativo e com um foco maior na interação com os alunos por meio de Wikis, fóruns, blogs. Assim, as disciplinas se tornam mais dinâmicas e atrativas mantendo o foco no processo ensino-aprendizagem. Para Rodrigo, “o uso adequado de tecnologias educacionais em ambientes virtuais contribuirá para melhor organização e planejamento de suas disciplinas, fazendo com que o tempo em sala de aula seja direcionado à expectativa central do aluno: desenvolvimento de suas habilidades e competências. Com o aperfeiçoamento das habilidades do professor no uso do AVA, o aluno poderá usufruir e interagir com uma ferramenta que contribuirá significativamente para um ensino ativo, dinâmico e capaz de aprimorar sua capacidade de aprendizado”.

O recurso pedagógico avançado da Blackboard oferece aos alunos vantagens em seu aprendizado. Dentro desse AVA, ele pode ter acesso a datas de avaliação, orientações de trabalhos, dentre outros. Assim como as aulas que o professor ministrará, ficando o tempo dela focado apenas na realização da programação disponibilizada no ambiente. Após as classes, o aluno ainda poderá continuar as interações relacionadas ao conteúdo ministrado presencialmente no AVA, participando de fóruns, blogs, assistindo vídeos relacionados ao conteúdo, dentre outras possibilidades que o professor possa disponibilizar no ambiente para o desenvolvimento de habilidades e competências do estudante. “Os horários de estudo serão focados na dedicação e disponibilidade do aluno, e não mais apenas nos momentos presenciais”, explica Rodrigo.

O programa de capacitação docente é uma iniciativa da parceria entre a Pró-Reitoria Acadêmica e a tecnologia da informação do IESB, com apoio da Reitoria, e tem por objetivo capacitar continuamente professores da instituição com palestras sobre o uso de tecnologias educacionais e treinamentos em laboratórios. Desde o final de 2014, coordenadores e docentes tiveram três palestras sobre tecnologias educacionais com profissionais do IESB, da Blackboard e da Kaltura. Com relação a treinamentos, foram realizadas duas capacitações com docentes nos dias 21 e 28 de fevereiro, com horários separados por cursos. Os alunos serão capacitados com palestras e treinamentos a partir da próxima semana.

O que é a Blackboard

É uma plataforma de gestão de aprendizagem, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A Blackboard é parceira do IESB há mais de uma década além de ser a maior referência internacional no que tange plataformas de gestão de aprendizagem; está em 72% das principais instituições acadêmicas no mundo, servindo mais de 19000 clientes em 100 países, tendo suas raízes na educação desde 1997. No Brasil, poucas instituições de ensino têm condições de contratar a plataforma, mas instituições renomadas no cenário nacional como a Anhanguera, Insper, Ibmec, Faap, dentre outras referências, fazem uso da tecnologia.

O Presidente da Blackboard Internacional, em palestra recente, reforçou sua missão até 2020: REIMAGINAR A EDUCAÇÃO. O IESB, em sua missão e visão, compartilha deste ideal, e é parceiro nesta nobre missão, esperando que os docentes e corpo acadêmicos sintam-se corresponsáveis e direcionem seus esforços na busca de um perfil mais dinâmico e proativo. Essa missão tem por objetivo estabelecer diferenciais pedagógicos em detrimento à educação tradicional, fazendo do IESB uma instituição diferenciada e que tem seu processo de ensino-aprendizagem centrando no discente.

Por Laura Maria

Mais notícias